Networking e capacitação dos futuros profissionais do Sistema faz parte dos objetivos do Programa
Publicado: 17/10/2024 - Fonte: Coordenação de Publicidade e ImprensaEstudantes de graduação que integram o Programa Crea Goiás Jovem tiveram a oportunidade de conhecer, nesta quarta-feira (16/10), a Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil (RCC) Eco Entulho, localizada em Senador Canedo. O passeio técnico demonstrou a integração entre os programas do Conselho, uma vez que o Crea-GO Jovem é assessorado pela engenheira Ana Renata Litfalla e foi acompanhado pelo assessor institucional do Crea-GO, Antonio de Padua. “No Regional de Goiás, estamos unidos para a valorização profissional, tanto dos que já atuam quanto dos que estão na graduação” afirmou o presidente, engenheiro Lamartine Moreira.
“A visita teve como objetivo mostrar para o jovem que está na graduação que a profissão que ele escolheu pode contribuir para melhoria do meio ambiente”, afirmou Antonio de Padua. Segundo o assessor, são profissões que têm aplicação concreta em relação às atividades desenvolvidas na usina de RCC. “Mais uma visita técnica realizada com sucesso. Este ano já fomos à BYD falar sobre carros elétricos e tivemos outros importantes eventos para os participantes ", comemorou Ana Renata.
“Muitas profissões integram o trabalho da reciclagem. Por exemplo, o estudante de engenharia mecânica durante a visita pode observar os diversos equipamentos que são usados na reciclagem. O mesmo acontece com os alunos de engenharia ambiental e engenharia civil”, refletiu o assessor.
A usina de Senador Canedo tem capacidade para produzir 50 toneladas por hora. O local recebe resíduos Classe A (concreto, cerâmica, argamassa, entre outros), Classe B (papel, plástico, vidro) e galhadas de árvores. Os do tipo A são reciclados na indústria e transformados em brita, areia e pedrisco. As galhadas, por sua vez, são trituradas e o material produzido é comercializado. Já os do tipo B são destinados às cooperativas que trabalham com esse tipo de material.
Segundo a estudante de engenharia ambiental e sanitária, Rayane Monique Queiroz, que acompanhou a visita, o passeio proporcionou mais conhecimento a respeito da destinação correta e tratamento de resíduos. “Tivemos uma compreensão prática do processo de reciclagem de materiais da construção civil, desde a chegada dos resíduos até seu processamento e transformação em produtos finais, como a brita. Além disso, foi possível conhecer a produção de biocombustível a partir da combinação desses resíduos com material orgânico”, contou a integrante do Crea-GO Jovem.
Os estudantes e jovens engenheiros também visitaram o aterro sanitário, onde observaram de perto o funcionamento da destinação correta dos resíduos sólidos. “Essa experiência enriquece a formação, agregando valor e conhecimento prático essenciais para o desenvolvimento profissional dos engenheiros”, conlcui Rayane.
Notícias
Crea-GO delibera pautas na 6ª reunião do Colégio de Presidentes Já estão valendo os descontos no abastecimento em postos da rede Xodó Crea-GO participa do 50º Encontro Paranaense de Entidades de Classe (EPEC) Presidente do Crea-GO participa da 6ª reunião do Colégio de Presidentes Estudante paraguaia participa de eventos do Crea-GO Jovem