De 213 inscrições homologadas, 7 trabalhos foram os vencedores escolhidos pela comissão julgadora
Publicado: 07/11/2024 - Fonte: Coord. de Publicidade e ImprensaOs 7 vencedores do Prêmio Crea de Meio Ambiente – Troféu Seriema 22ª Edição – tiveram seus nomes revelados na cerimônia de gala da premiação, realizada na noite desta quinta-feira (07), no Espaço Dois Ipês, em Goiânia. Anualmente, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) premia trabalhos executados por profissionais, personalidades, entidades e instituições públicas e privadas, pessoas físicas e jurídicas, em prol da preservação, recuperação, defesa ou conservação do planeta Terra.
“Agradeço a cada um que prestigiou nossa premiação inscrevendo o seu projeto. Todos são vencedores”, afirmou o presidente do Crea-GO, engenheiro Lamartine Moreira. Em seu discurso, Lamartine também lembrou dos esforços da Autarquia para manter a premiação nos últimos 20 anos. “Mais uma vez, o Crea Goiás investiu e não mediu esforços para realizar este evento que, sem dúvidas, abrange toda a sociedade, porque pensar na preservação do meio ambiente é pensar no bem-estar coletivo”, destacou.
O Troféu Seriema considera que as engenharias são ciências amplamente aplicadas em todas as atividades humanas; e que o desenvolvimento sustentável é aquele que alinha qualidade de vida ao desenvolvimento econômico socialmente justo e ambientalmente correto. Além disso, considera também que a busca por soluções sustentáveis está vinculada ao avanço das engenharias, da agronomia e das geociências.
Na modalidade Biodiversidade, com o projeto Conservação, Melhoramento e Cultivo do Pequizeiro, receberam o Troféu os autores Elainy Botelho Carvalho Pereira, Ailton Vitor Pereira, Sidney Cunha Andere, Helenice Moura Gonçalves, Rafael Gouveia e Sebastião Pedro da Silva Neto. “Em nome da nossa equipe, queremos expressar nossa alegria e parabenizar o Crea-GO por essa premiação como forma de reconhecer o trabalho dos profissionais que atuam na área ambiental”, declarou o vencedor Ailton Vitor.
Na categoria Produção Acadêmica, com o projeto Utilização do Resíduo de Tratamento de Água como Camada de Cobertura em Aterro Sanitário, receberam o prêmio os profissionais Débora Raíssa Marçal, Beatriz Soares de Freitas Rodrigues, Brenda Vitória de Sousa Fonseca, Helen Carla Miranda de Resende e Theyssa Fernanda Barbosa Borges. “Esse prêmio não celebra apenas a pesquisa, mas o compromisso com a sustentabilidade e com o meio ambiente”, afirmou a vencedora Débora Raíssa.
Com a reportagem “Como Goiás está Extinguindo seus Peixes” os autores Elder Dias, Diomício Gomes e Eric Damasceno ficaram em primeiro lugar na categoria Imprensa. “A gente precisa deixar de tratar o meio ambiente como uma praça onde todos querem usufruir e poucos querem cuidar. Quando o Crea-GO realiza esse Prêmio ele nos lembra do nosso compromisso com o meio ambiente”, refletiu o repórter Elder Dias.
O projeto “ALIMPAR: Sistema de Tratamento da Água de Cisterna por Radiação Ultravioleta usando Energia Fotovoltaica" foi o vencedor da categoria Inovação. Receberam o prêmio os autores Felipe Carvalho Silva e Fernando Nunes de Vasconcelos. “ É uma honra recebermos o troféu Seriema. Fazer ciência no Brasil é um desafio constante. Por isso, estamos orgulhosos em desenvolver um projeto que despolui a água e que pode ajudar milhares de famílias no agreste nordestino”, afirmou o vencedor Felipe Carvalho.
Na categoria Gestão Empresarial para os ODS, ficou em primeiro lugar o projeto “Programa Sustentar Caramuru Alimentos”. Na ausência dos autores André Luiz Silva Soares, Célio Garcia de Oliveira e Thais Ribeiro Samuelsson, o Troféu foi entregue à assessora de Sustentabilidade do Crea-GO, engenheira Wanessa Rocha. O discurso enviado pelos vencedores foi lido pela assessora.
Com o Programa Lixo Zero em Hospital Filantrópico Conveniado com o SUS, os autores Bruno Maddalena e Carlos Augusto Melke venceram o Troféu Seriema na modalidade Sociedade Sustentável. “Em janeiro completaremos nove anos que o Hospital São Julião adotou o Programa Lixo Zero. Obrigada pela visibilidade desse prêmio. Espero que seja um exemplo para outros administradores de hospitais no Brasil”, declarou Bruno Madalena.
A última modalidade premiada da noite foi a de Elementos Naturais. Os vencedores Liliane Lacerda, Marcelo Brasil de Brasil e Alexandre Estuqui Júnior receberam o Troféu com o projeto Águas de Bonito. “É uma grande honra receber o Troféu especialmente num momento em que a conservação tem se destacado. Nosso trabalho é impulsionado para proteger as águas cristalinas de Bonito, no Mato Grosso do Sul”, refletiu a vencedora Liliane Lacerda.
Neste ano, o homenageado com menção honrosa foi para o engenheiro agrônomo e professor da Universidade Federal de Goiás, Prof. Emiliano Lôbo de Godoi. “Uma alegria imensa receber um reconhecimento desses em nome do Crea-GO. Recebo esse prêmio com orgulho. Eu acompanho o Troféu Seriema desde 2021”, declarou o professor emocionado.
Com recorde de inscrições, o Prêmio Crea de Meio Ambiente – Troféu Seriema 22ª Edição – homologou 213 projetos nas 7 categorias da premiação. Entre 22 de maio e 22 de julho de 2024, período destinado à inscrição, 255 propostas foram inscritas.
Notícias
Crea-GO delibera pautas na 6ª reunião do Colégio de Presidentes Já estão valendo os descontos no abastecimento em postos da rede Xodó Crea-GO participa do 50º Encontro Paranaense de Entidades de Classe (EPEC) Presidente do Crea-GO participa da 6ª reunião do Colégio de Presidentes Estudante paraguaia participa de eventos do Crea-GO Jovem