Estamos online!

menu

Estudante paraguaia participa de eventos do Crea-GO Jovem

Micol Maria é intercambista pela UFG. Aluna conheceu o programa do Conselho durante visita técnica promovida pelos estudantes vinculados à Autarquia

Publicado: 28/11/2024 - Fonte: Coordenação de Publicidade e Imprensa




A estudante de engenharia de Produção Micol Maria Cristina Brites veio de Assunção, no Paraguai, para fazer intercâmbio na Universidade Federal de Goiás (UFG), onde conheceu o Crea-GO Jovem. “Me convidaram para participar de uma visita técnica. Fui e gostei”, afirmou a aluna de graduação. 

O primeiro contato de Micol Maria com o Crea-GO Jovem ocorreu durante uma visita técnica à indústria Savoy Coty, localizada no município de Senador Canedo. O evento foi organizado pelos estudantes de engenharia, engenharia agronômica e profissionais das geociências que integram o Programa do Conselho. “Desde o primeiro encontro ela não nos deixou mais”, celebrou a assessora institucional do Crea-GO Jovem, Ana Renata Volpini Litfalla. 

Após o primeiro contato, a estudante paraguaia participou de uma segunda visita técnica promovida pelo Crea-GO Jovem, desta vez, ao Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro Oeste (CRCN-CO), em Abadia de Goiás. O local abriga o museu que monitora a radiologia em Goiânia,  referente ao Césio 137, considerado  o maior acidente radiológico do mundo, ocorrido em 1987. 

Segundo Ana Renata, não há Crea Jovem ou Junior em Assunção, por isso, a presença da estudante auxilia no networking entre brasileiros e paraguaios. “Acho excelente a presença da Micol conosco,  para que ela possa levar novas experiências e mostrar novos horizontes aos nossos jovens. A presença dela nos permite saber como é organizada a estrutura profissional em outro país sul-americano no que trata de regulamento profissional”, avaliou Volpini. 

Em terras brasileiras, a estudante paraguaia encontrou algumas diferenças culturais. Entre elas, o incentivo dos professores da universidade federal para que os alunos participem de pesquisas científicas. “Aqui todos procuram fazer artigos, atuam na área de pesquisa.  Lá em Assunção  isso não é comum. A maioria faz o TCC e aí depois que se pensa em artigo para apresentar em Congressos”, explicou a futura engenheira. 

Micol fica em Goiás até o fim de dezembro, quando retorna para o Paraguai para concluir a graduação. 

 



WhatsApp Image 2024-11-28 at 08.13.32.jpeg
WhatsApp Image 2024-11-28 at 08.13.27.jpeg