Estamos online!

menu

Comissão de Ética Profissional do Crea-GO visita a Prefeitura de Goianésia

Em pauta, o processo que apura ilegalidades sob suspeita de falsificação de ARTs

Publicado: 09/09/2025 - Fonte: Coordenadoria de Publicidade e Imprensa




Conselheiros da Comissão de Ética Profissional do CREA-GO realizaram uma visita oficial à Prefeitura de Goianésia nesta segunda-feira (08). O objetivo foi obter informações atualizadas sobre a apuração, iniciada em 2023, de ilegalidades sob suspeita de falsificação de ARTs, com possibilidade de responsabilização civil e criminal.  Assim que recebeu a denúncia, o Crea-GO instaurou processos de fiscalização da atividade profissional, o que resultou em denúncias éticas contra profissionais por indícios de falsificação de documento público. Na visita, os representantes da comissão foram recebidos pelo Secretário Municipal de Planejamento, Fabiano Lopes de Mendonça, e pelo Engenheiro Civil Eudes Naves Teodoro Filho. Cumprindo a pauta da reunião, também foram discutidos temas como boas práticas na análise de ARTs, alinhamento de medidas preventivas e o fortalecimento do diálogo interinstitucional.

O Eng. Civ. Saulo Christian Pereira Vicente de Almeida, coordenador da Comissão de Ética Profissional; o Eng. Agr. Marcelo Corte Real da Silva, coordenador adjunto; e os membros efetivos, Eng. Civ. Marcus Vinicius Araújo da Silva Mendes, Eng. de Contr. Autom. Tayrone Rossi Manduruca e Eng. Agríc. Rangel Alves de Castro, acompanhados dos assessores Marlei Vilela Ataídes e Roger Danillo Barcellos, conheceram o fluxo de análise e as exigências adotadas recentemente pela Prefeitura para a emissão de alvarás. O procedimento inclui a verificação da ART por meio do QR code no momento do recebimento da documentação, o que pode reduzir o risco de irregularidades e preservar a responsabilidade técnica dos profissionais.

Ainda em Goianésia, a comitiva visitou o 18º Batalhão de Bombeiros Militar, onde foi recebida pelo 1º Tenente BM Jair Merlim Filho e pelo Subtenente BM Paulo Augusto de Oliveira Suda. A visita teve como propósito fortalecer a cultura da responsabilidade técnica e de ações preventivas, principalmente em eventos nos quais há a responsabilidade técnica sobre instalações provisórias. 

As ações institucionais do Crea-GO em Goianésia foram realizadas no sentido de cumprir seu papel fiscalizador, ético e educativo. Uma demonstração à sociedade e aos profissionais que os indícios de irregularidades estão sendo tratados com seriedade, responsabilidade e em respeito às normativas legais. A iniciativa reforça o compromisso do Conselho com a prevenção de novas ocorrências e com a valorização da atuação técnica qualificada nos processos de engenharia, agronomia e geociências.

Com informações da Área de Ética - Departamento técnico