Presidente do Crea-GO participa de palestra sobre ITR na FGM

Publicado: 27/11/2019 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

Francisco Almeida parabeniza a Federação pela realização do evento

O presidente do Crea-GO, eng. Francisco Almeida participou no dia 26 de novembro, no auditório da Federação Goiana de Municípios (FGM), em Goiânia, da última palestra sobre qualificação para os gestores públicos sobre a utilização de geotecnologias para o cálculo e arrecadação do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) em municípios goianos.

As palestras foram uma iniciativa do Crea-GO, do Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e da FGM. Ao todo foram realizados um ciclo de cinco palestras técnicas nos municípios de Caçu, Rio Verde, Ceres,  Porangatu e Piracanjuba.  Nessa última qualificação,  prefeitos e secretários de inúmeros municípios  tiveram a oportunidade de adequarem a arrecadação do ITR em suas cidades.

Além do presidente do Crea-GO, participaram da mesa de abertura das apresentações, o representante da FGM, Leonardo Dias de Freitas; o superintendente do Incra em Goiás, Gilson de Oliveira Filho; e a presidente do SindPFA,  Djalmary  Sousa.

Em sua fala, Francisco Almeida parabenizou a Federação pela realização do evento e mostrou mudanças que estão ocorrendo no Crea desde 2015, quando assumiu a presidência. “Estou há cinco anos na presidência e acabamos com o Crea cartorial, que só queria multar. Agora o Crea está voltado para a valorização profissional, para defender a sociedade  e os bons profissionais”, finalizou.  O presidente do Crea-GO também colocou o Regional à disposição e lembrou a importância de estabelecer parcerias e de promover a valorização profissional ao fomentar ações diferenciadas em prol dos municípios.

Sobre o ITR - O Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) é um tributo federal que existe no Brasil desde a Constituição de 1891. Além de arrecadar recursos, ele tem uma importante função extrafiscal: fomentar a produção, desincentivar a concentração da terra, estimular a preservação do meio ambiente e promover o reordenamento da estrutura fundiária.