Evento teve como objetivo preparar os novatos e atualizar os veteranos sobre suas funções e responsabilidades
Publicado: 23/01/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GONo dia 22 de janeiro, foi realizado o 10° Seminário de Conselheiros do Crea-GO, no Plenário da Crea-GO. O evento, dirigido aos 22 novos conselheiros regionais, titulares e suplentes, que serão empossados em 27 de janeiro para exercerem seus mandatos no triênio 2020/2022, teve início às 8h e foi até às 18h.
O evento teve como principal objetivo preparar os recém-chegados e atualizar os veteranos sobre as funções designadas a eles, abordando as responsabilidades no exercício de seus mandatos, sobre os principais pontos da legislação do Sistema Confea/Crea e sobre a rotina da Autarquia goiana.
O presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, abriu o Seminário dando boas-vindas aos conselheiros. “Hoje, queremos destacar a importância dessa doação de esforço que vocês farão no próximo triênio, sendo representantes de entidades de classe ou instituições de ensino no Plenário do Crea-GO, agindo em defesa da sociedade”, ressaltou Francisco.
Almeida também frisou: “Preciso que, enquanto conselheiros, vocês vistam a camisa do Crea-GO. Independente de serem titulares ou suplentes, vocês, assim que tomarem posse, passam a ser representantes do Conselho em qualquer lugar. E, juntos, precisamos continuar a construir esse Crea que já é referência nacional. Estamos no caminho certo, e contamos com vocês para continuarmos nele”.
Após a abertura oficial, o superintendente do Crea-GO, Eng. Agr. Helder Borges, falou sobre a estrutura organizacional do Crea e as funções do plenário, da diretoria, das câmaras e comissões. “Foi apresentado todo o organograma do Conselho e a função de cada departamento. Foquei naqueles que têm uma ligação direta com o trabalho dos conselheiros: registro, fiscalização, técnico, administrativo e educação”, explicou Helder.
Em seguida, a assessora jurídica do Conselho, advogada Bárbara Torres, abordou sobre a responsabilidade dos conselheiros enquanto julgadores e da imparcialidade necessária para a função. ”Por mais que os conselheiros representem uma instituição de ensino ou uma entidade de classe, obrigatoriamente, aqui, eles não representam os interesses dessas instituições, mas sim, o interesse da sociedade e de se fiscalizar as profissões da Engenharia, Agronomia e Geociências”.
A palestra seguinte foi ministrada pelo coordenador de Educação do Crea-GO, Eng. Agr. e Seg. Trab. Ariston Alves Afonso, que discursou sobre “Legislação e Ações Realizadas em 2019”. Em sua fala, Ariston chamou atenção para a composição da Comissão de Educação e Atribuição Profissional.
“A Comissão vai determinar ou sugerir as primeiras atribuições a serem concedidas aos profissionais, por isso a necessidade de que façam parte conselheiros de cada modalidade, com visão de cada área profissional, para não ficar restrito ou tendencioso”, destacou o engenheiro.
Logo após, o gestor do Departamento de Fiscalização, Eng. Mec. e Seg. Trab. Walter Santana, palestrou sobre a “Responsabilidade das Câmaras para Realização da Fiscalização Efetiva”. Na aula, Walter especificou a importância dos conselheiros no trabalho de fiscalização conjunta com o Departamento. “Como o serviço de fiscalização realizado pelo Departamento depende muito das Câmaras, mostramos aos conselheiros como eles são fundamentais para nos ajudar na fiscalização do exercício profissional em Goiás”.
Encerrando a programação da manhã, a gestora do Departamento de Apoio ao Colegiado, Karolinne Luiza Pereira, ministrou palestra sobre “Diárias, Deslocamento, Jeton, Prazos de Processos, Convocações e Controle de Faltas”, abordando a parte administrativa do colegiado. “Foram apresentadas questões como: convocações, calendários de reuniões, controle de faltas e outros assuntos importantes para o dia a dia dos conselheiros”, explicou a gestora.
À tarde, a programação teve duas palestras. A primeira foi ministrada pela líder da Área de Análise de Conduta e Infração, Eng. Civ. Letícia Carvalho Dafico, que apresentou a palestra “Processos Éticos – Legislação e Conhecimento do Sistema de Análise”. Em sua explicação, Letícia abordou principalmente a legislação referente aos processos ético-disciplinares, as infrações mais recorrentes no Crea-GO e o sistema de processos éticos.
“Expliquei um pouco sobre a tramitação dos processos ético-disciplinares, orientando os conselheiros sobre como utilizar o sistema virtual dos processos. Por fim, falamos sobre as infrações mais recorrentes no Conselho, com base no levantamento que foi realizado”, destacou Letícia.
Em seguida, foi realizada a última palestra da programação do 10º Seminário de Conselheiros do Crea-GO. O gestor do Departamento Técnico, Eng. Civ. e Seg. Trab. Edvaldo Maia, palestrou sobre “Legislação, Análise de Processos e Livro de Ordem”. A apresentação teve como objetivo explicar os procedimentos adotados pelo Crea-GO e também pelo Sistema Confea/Crea.
“Apresentamos as informações básicas sobre a legislação profissional, principalmente a parte de análise de processos virtuais. O foco da tarde foi ensinar a forma correta de analisar um processo, para que eles tenham facilidade e tranquilidade de julgar da forma mais certa possível, os processos que serão de competência deles”, ressaltou o gestor.
Ainda durante o seminário, todos os conselheiros presentes visitaram as obras de ampliação do Crea-GO. E para encerrar o evento, o presidente Francisco Almeida realizou um bate-papo com os presentes, esclarecendo dúvidas e recebendo sugestões.
No dia 27 de janeiro, os conselheiros que exercerão mandatos no ano de 2020 serão empossados durante a primeira Sessão Plenária do ano.
Notícias
O Crea-GO nos protege, nos orienta e nos representa Inteligência Artificial na Engenharia é tema de palestra em Ceres Conselho Regional apoia iniciativas que fortaleçam a logística reversa CREA-GO Jovem realiza atividades educacionais e técnicas em diversas instituições de Goiás Participe da Eleição do Plenário do Crea-GO