Crea impactou mais de 32 mil acadêmicos em Goiás

Entre 2015 e 2019, 627 palestras institucionais foram realizadas em parceria com instituições de ensino de Goiânia e do interior

Publicado: 16/04/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

De 2015 a 2019, 32.206 acadêmicos foram impactados em 627 palestras realizadas em todo o Estado (Foto: Assessoria Institucional do Jovem Profissional)

Desde 2015, o Crea-GO tem como um dos pilares da gestão a aproximação das instituições de ensino de cursos abrangidos pelo Sistema Confea/Crea em todo o Estado de Goiás. Pensando nisso, foi criada a Assessoria Institucional do Jovem Profissional que, entre outras funções, realiza palestras em parceria com instituições de ensino para acadêmicos das Engenharias, da Agronomia e das Geociências. Até o ano de 2019, foram realizadas 627 palestras institucionais, com a participação de 32.206 acadêmicos.

As palestras são ministradas por representantes da Assessoria Institucional do Jovem Profissional, mas também por colaboradores de outras assessorias ou do Departamento Técnico, assim como por conselheiros e inspetores regionais previamente preparados. As aulas abordam temas como “Quase Engenheiros, por onde começar?”, “Ética, Legislação e Valorização Profissional”, “Atribuições e Responsabilidades Profissionais”, “Preenchimento de ART e Livro de Ordem”, entre outros.

Como explica o presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, a ideia é que o Conselho contribua, como possível, sempre respeitando a autonomia universitária, na formação de novos profissionais. “Os alunos passam cerca de 5 anos nas faculdades, depois, toda a sua carreira profissional lidando com o Crea. Então, é de interesse do Conselho contribuir não só na formação técnica desses novos profissionais, mas também pensando na ética e na valorização profissional”, destaca Francisco.

A assessora institucional do Jovem Profissional Eng. Eletric. Emely Gomes vai além: “é preciso acessar o lado humano dos profissionais em formação, para que estejam acessíveis ao empregador e ao cliente. Mas também para que sejam capazes de solucionar os problemas da sociedade com o olhar de agente da transformação social, que se compromete a atuar com ética, entregando o seu conhecimento científico a serviço do conforto e do desenvolvimento da humanidade. Como engenheiros, precisamos ter a formação técnica, a formação ética e a formação humanística como nosso tripé”.

Com a aproximação das instituições de ensino de Goiânia e do interior iniciada em 2015 e nutrida desde então, por meio de uma comunicação constante, o Crea-GO conquistou a confiança de diversas escolas. Atualmente, as solicitações de palestras institucionais do Conselho goiano devem ser encaminhadas para o e-mail [email protected]. Destaca-se que, em razão do isolamento social devido à pandemia de Covid-19, o Crea-GO oferece palestras online. Para o ano de 2020, a meta da Assessoria Institucional do Jovem Profissional é atender, no mínimo, 70% dos cursos registrados no Crea-GO.