A partir de 12 de maio, Crea-GO terá novo horário de atendimento

Como medida de segurança, atendimentos presenciais agendados só serão realizados das 13h às 17h

Publicado: 11/05/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

Em razão da situação de emergência em saúde pública no Estado de Goiás, o presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, assinou, em 8 de maio, a Portaria nº 157, que define temporariamente o horário de atendimento ao público na sede do Conselho, em Goiânia, e nas inspetorias no interior do Estado, das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. O novo horário começa a valer a partir de 12 de maio (terça-feira) e ainda não tem previsão de encerramento.

A decisão considera que, após o retorno das atividades presenciais do Crea-GO, houve pouca procura pelos serviços oferecidos pelo Conselho em suas dependências físicas. Considera também que todos os serviços do Regional já podem ser solicitados de maneira online, pelo site do Conselho ou outros canais de comunicação, com a mesma qualidade dos serviços presenciais, proporcionando mais segurança à sociedade neste período de pandemia.

Serviços online

No período de horário especial de funcionamento das dependências do Crea-GO, o Atendimento Online funcionará normalmente, por meio de chat disponível no site do Conselho, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, para profissionais e a sociedade em geral. No chat, são realizadas o esclarecimento de dúvidas, a prestação de informações sobre documentações, andamento de processos, envio de boletos, consulta a débitos, parcelamentos e outros.

Os Requerimentos Online também seguem funcionando normalmente, podendo ser acessados, por meio de login e senha próprios, 24 horas por dia no site do Conselho goiano. Entre outros, podem ser solicitados via Requerimentos Online: alteração de carga horária, baixa de responsabilidade técnica, inclusão de cursos, certidões diversas, como a Certidão de Acervo Técnico (CAT) e registro profissional.

O Requerimento Online para Pessoas Jurídicas também já começou a ser disponibilizado no site do Crea-GO. Com alguns serviços já disponíveis, em breve poderão ser requeridos os serviços de registro/visto; negociação de débitos de anuidade; autos de infração; inclusão e baixa de profissional no quadro técnico; emissão de certidões; averbação de visto; cancelamento de registro; e alteração contratual. Caso ainda não esteja disponível no site, os requerimentos de interesse de pessoa jurídica deverão ser enviados para o e-mail [email protected].

Números do home office

No período da manhã, enquanto o atendimento ao público não será realizado, os colaboradores do Crea-GO realizarão trabalho remoto, em sistema de home office, de maneira a manter o funcionamento normal das atividades do Conselho. O trabalho em home office já mostrou sua eficácia no período de 19 de março a 28 de abril de 2020, quando a sede e as inspetorias do Crea-GO permaneceram fechadas.

Entre 20 de março e 24 de abril, o Departamento de Registro do Crea-GO, por exemplo, emitiu 14.849 Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs); 405 registros profissionais; 254 Certidões de Acervo Técnico (CATs); 124 registros de pessoas jurídicas; e outras 22 certidões diversas. Já o Departamento Técnico foi responsável pela análise de 4.559 processos; auxiliou em 3.919 atendimentos online; e analisou 322 Livros de Ordem.

O Departamento de Atendimento do Conselho goiano somou 8.773 atendimentos online; protocolou 2.809 e-mails/processos e ainda entregou 13 documentos. O Departamento de Fiscalização, por sua vez, elaborou 7.452 relatórios; analisou outros 5.808 relatórios; e movimentou 1.037 processos. Ainda de forma remota, a Assessoria Institucional do Jovem Profissional promoveu nove palestras, que contaram com 265 participantes; e a Assessoria de Ouvidoria recebeu 188 manifestações.

O Departamento de Apoio ao Colegiado ainda auxiliou os conselheiros goianos na análise/julgamento de um total de 1.749 processos, nas reuniões de Comissões, Câmaras Especializadas e de Plenário, realizadas remotamente no período de 20 de março a 24 de abril.