CFT extrapola atribuições em resolução

Ao dar atribuições de Engenheiros Mecânicos a profissionais de nível médio, Conselho dos Técnicos coloca a sociedade em risco

Publicado: 16/06/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) manifesta sua preocupação com a publicação da Resolução nº 101/2020, de 4 de junho de 2020, do Conselho Federal dos Técnicos (CFT). Ao elencar supostas atribuições de Técnicos Industriais com habilitação em Mecânica, a resolução extrapola a formação dos profissionais de nível médio, pretendendo conferir a estes atribuições que são exclusivas de Engenheiros Mecânicos, profissionais de nível superior.

De acordo com a referida resolução, os técnicos poderão fabricar peças mecânicas; responsabilizar-se tecnicamente por pessoa jurídica que desenvolva atividades no âmbito da mecânica; elaborar especificações e laudos técnicos, projetar e dimensionar equipamentos mecânicos; elaborar especificações e laudos técnicos, projetar, dimensionar, instalar e testar equipamentos mecânicos, sistemas de refrigeração residencial, comercial e automotiva, tubulações de gás; vasos de pressão, geração e distribuição de vapor e refrigeração industrial.

A resolução também permite aos técnicos elaborar especificações e laudos técnicos, projetar, dimensionar, testar, caracterizar e validar os sistemas de lubrificação; elaborar especificações e laudos técnicos, projetar, dimensionar e testar sistemas mecânicos e hidráulicos de combate a incêndio; executar testes de estanqueidade em tubulações e vasos de pressão; elaborar especificações e laudos técnicos, projetar, dimensionar, testar, e executar sistemas de usinagem; entre outras atribuições.

Enquanto Conselho que regulamenta o exercício de profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências em Goiás, o Crea-GO, em solidariedade ao Confea, manifesta seu repúdio à resolução que, ao atribuir atividades a profissionais sem a formação adequada, coloca em risco toda a sociedade.

Assim, o Crea-GO se coloca à disposição para esclarecer qualquer questão relacionada às atribuições profissionais e, junto ao Sistema Confea/Crea, não medirá esforços para que as atividades restritas a profissionais de nível superior da área tecnológica sejam plenamente respeitadas. Como sempre fez, a Autarquia continuará fiscalizando o exercício das profissões do Sistema e não hesitará em autuar aqueles que não têm a capacidade técnica de exercer determinadas atividades, exorbitando suas funções e colocando a sociedade goiana em risco.