Presidente do Crea-GO participa de lançamento de Frente Parlamentar de Apoio aos Conselhos Profissionais

Demonstrações de apoio, pois foram vários depoimentos de parlamentares durante a reunião de instalação da Frente.

Publicado: 29/08/2019 - Fonte: Comunicação - CONFEA

A Frente Parlamentar de Apoio aos Conselhos Profissionais é lançada na Câmara dos Deputados, em Brasília-DF (foto: Mark Castro/Confea)

O presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, participou, em 28 de agosto, no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, em Brasília-DF, da instalação da Frente Parlamentar de Apoio aos Conselhos Profissionais, contrária à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 108, elaborada pelo Ministério da Economia.

A Frente é constituída por 200 deputados e liderada pelos deputados Rogério Correia (PT-MG), presidente, e Alexandre Padilha (PT-SP), vice-presidente. Além de Francisco Almeida, o presidente do Confea, Eng. Civ. Joel Krüger, outros presidentes de Creas e todos os conselheiros federais, além do coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), Eng. Agric. Valmor Pietsch, também estiveram presentes na cerimônia de lançamento.

Ao apontar a oportunidade de convivência com os demais os conselhos, Krüger ponderou que os conselhos profissionais enfrentam um momento difícil. “Não podemos ter uma ação ingênua. A gente sabe que há um movimento organizado em vários setores da sociedade e, infelizmente, chegou a nossa vez”, ressaltou o presidente do Federal.

“Há um movimento para desestruturar os conselhos profissionais, que são estruturas fundamentais, todos são estratégicos para a organização da sociedade brasileira. Estamos aqui para dar este apoio de maneira intensa. Demonstramos a união do Confea nessa Frente Parlamentar”, disse, manifestando a presença dos conselheiros federais e dos presidentes de Creas.

Frente nasce forte – As presenças de representantes do Confea e ainda da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de conselhos federais ou regionais de Medicina, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, Farmácia, Enfermagem, Nutricionistas, Química, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Biblioteconomia, Serviço Social, Educação Física, Representantes Comerciais, Relações Públicas, Técnicos Industriais e Radiologia, e até mesmo da entidade representativa dos profissionais de Relações Internacionais, confirmam a mobilização das diversas categorias profissionais do país.

Segundo o deputado Rogério Correia, mais de 200 deputados e deputadas subscreveram a Frente. “Ela nasce forte. A PEC 108 coloca os conselhos em risco de fim, se ela for aprovada. É uma frente parlamentar, mas é também uma frente dos conselhos, que vão participar da própria coordenação da frente. Todos os partidos estão assinando a nossa frente, pelo menos com um parlamentar. É uma frente suprapartidária", afirmou, informando a disposição de dialogar até mesmo com o Ministério da Economia.

“Só com essa mobilização esta proposta não passará. Temos que ter força na sociedade, a partir de vocês, para que os deputados compreendam que o prejuízo será à sociedade, aos eleitores, que não poderão contar mais com os profissionais”, completou o deputado.

Para Correia, está havendo um desmanche do papel do Estado também na educação, na saúde e na segurança “onde a presença do Estado é essencial”. Citando também a privatização de vários setores da Economia, ele considera que “a PEC 108 está incluída nesse contexto”, o que é um contrassenso, uma vez que “os conselhos regulamentam as profissões, têm responsabilidade com a sociedade, cada profissional faz um juramento com a sociedade”.

Demonstrações de apoio – Foram vários depoimentos de parlamentares durante a reunião de instalação da Frente, praticamente todos se referindo ao momento difícil vivenciado pelo país.  Entre os que se manifestaram, estiveram os deputados engenheiros civis João Campos (PSB-PE) e Leônidas Cristino (PDT-CE), o engenheiro mecânico Ivan Valente (Psol-SP) e o engenheiro de produção Rafael Motta (PSB-RN), além de Érika Kokay (PT-DF), Carlos Veras (PT-PE), José Neto (PT-BA), Natália Bonavides (PT-RN), Alice Portugal (PCdoB-BA), Benedita da Silva (PT-RJ), José Ricardo (PT-AM) e Reginaldo Lopes (PT-MG).

02.jpg Presidente do Confea, o Eng. Civ. Joel Krüger defende o exercício profissional regulamentado (foto: Mark Castro/Confea)
03.jpeg Representantes do Sistema Confea/Crea presentes no lançamento da Frente Parlamentar