×

Discussão sobre orçamento e metodologia BIM reúne 72 participantes em palestra online

O objetivo foi apresentar como o orçamento pode ser desenvolvido a partir de modelos BIM

Publicado: 26/06/20 13:58
Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO


[noticia: discussao-sobre-orcamento-e-metodologia-bim-reune-72-participantes-em-palestra-online] - PALESTRA O ORÇAMENTO COMO A BASE PARA GESTÃO DE OBRAS COM SUPORTE DA METODOLOGIA BIM.png

No dia 24 de junho, foi realizada a palestra "O orçamento como a base para a gestão de obras com suporte da metodologia BIM", promovida pelo Crea-GO e o Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), por meio da plataforma audiovisual Zoom. A videoconferência foi comandada pelo coordenador da Pós-Graduação em Master BIM: Ferramentas de Gestão e Projeto do IPOG, Arq. Urb. Lorí Crízel; e o Eng. Civ. Riccelly Farias, diretor-presidente da Bloco Construções. A palestra contou com a participação de 72 profissionais.

A palestra foi destinada a profissionais do Sistema Confea/Crea e teve como objetivo apresentar como o orçamento pode ser desenvolvido a partir de modelos BIM, além dos usos do orçamento na gestão de obra, envolvendo dimensionamento de equipes, programação de compras de materiais e planejamento de fluxo de caixa, dentre outros. Os certificados podem ser acessados pelos participantes por meio do portal Mais Capacitação.

O Eng. Civ. Riccelly Farias explicou o significado e a função da sigla “BIM” e ressaltou o quanto é importante que os profissionais da Engenharia se mantenham atualizados. “A sigla ‘BIM’, traduzida, significa ‘Modelagem da Informação da Construção’, em que são desenvolvidos os protótipos das obras no computador. Vale ressaltar, o quanto é importante que os profissionais das Engenharias se mantenham sempre atualizados, pois a tecnologia está em constante mudança”, conta Riccely.

Já em sua fala, o Arq. Urb. Lorí Crízel fez um resumo do tema apresentado na palestra. “Na parte mais técnica da palestra, foram apresentados alguns modelos de link das ferramentas com os modeladores em BIM. Nós conversamos sobre como todas as fases e áreas do projeto que envolvem a construção civil acabam tendo contato direto através de mecanismos BIM, em questão de orçamentação”, ressalva Lorí.

O arquiteto e urbanista também destacou o quanto a orçamentação é importante e como a ferramenta se acopla aos diversos setores que fazem não só a gestão da construção civil, mas todas as fases do projeto e, por meio dos mecanismos e protocolos do BIM, permite acesso a todas as fases.