Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

Estamos online!

menu

Governo de Goiás, por meio da Agrodefesa, inova em gestão de agrotóxicos para garantir alimentos seguros

Publicado: 15/07/2020 - Fonte: Assessoria de Comunicação da Agrodefesa




Os agrotóxicos utilizados nos processos de produção de alimentos são indispensáveis. Controle de pragas, combate a ervas daninhas, ação dessecante e muitas outras situações exigem o uso de defensivos agrícolas. Esses produtos, porém, possuem risco potencial à saúde humana e ao meio ambiente e sua fiscalização é uma atividade complexa. Em Goiás, a legislação estabelece que a fiscalização do comércio, uso, armazenamento, prestação de serviços, responsáveis técnicos, transporte interno e embalagens vazias de agrotóxicos compete à Agência Goiana de Defesa Agropecuária - Agrodefesa.

Em 2019, o Governo de Goiás, por meio da Agência, editou a Instrução Normativa nº 03 que trouxe inovações sobre a gestão de agrotóxicos em Goiás, com o objetivo assegurar o uso correto dos defensivos. Nesse contexto foi normatizado no âmbito da Gerência de Fiscalização Vegetal (Coordenação de Agrotóxicos) o Sistema de Inteligência e Gestão Estadual de Agrotóxicos – Sigea, por meio do qual é realizado o monitoramento e a fiscalização das atividades que lhe compete, fortalecendo, assim, as boas práticas agrícolas.

Alimentos de qualidade

O presidente José Essado ressalta que a Agrodefesa desenvolve ações contínuas com o objetivo de informar e conscientizar os agricultores sobre os cuidados que devem ter na utilização dos defensivos, o que precisa ser feito com base em regras e normas legais. Também se empenha em informar a população sobre como o Estado atua, sempre com foco na garantia da oferta de alimentos seguros.   

Com base nessas premissas, a Coordenação de Agrotóxicos da Gerência de Fiscalização Vegetal elaborou campanha educativa para transmitir informações a todas as pessoas físicas e jurídicas envolvidas na questão dos agrotóxicos, bem como à sociedade em geral, sobre o trabalho de monitoramento e fiscalização exercido pela Agrodefesa. O coordenador de Agrotóxicos, Rodrigo Baiocchi Lousa, informa que a campanha abrange também o Programa Agroativo, uma ferramenta de educação sanitária implementada no âmbito do Sigea que facilita o cumprimento das normas para utilização de agrotóxicos nas propriedades rurais, identificando o Grau de Conformidade de seu uso.