Em Caldas Novas, Crea-GO participa de ações ambientais

Nos projetos, o Conselho goiano é representado pela inspetora-auxiliar Eng. Amb. Leidiane Martins

Publicado: 29/07/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

Leidiane Martins (centro), Thieres Estrela (dir.) e a equipe do Colégio Educador exibem as tampinhas recolhidas

A inspetora-auxiliar do Crea-GO em Caldas Novas, Eng. Amb. Leidiane Martins, representa o Conselho goiano em ações ambientais que também auxiliam pessoas em vulnerabilidade social. Os projetos envolvem entes públicos e privados, como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Caldas Novas (Semmarh), a Associação de Catadores Organizados de Caldas Novas (CoCaldas), o Rotary Club e o Colégio Educador. “Como inspetora regional, trabalho junto à sociedade de Caldas Novas em várias ações nas quais represento o Crea, principalmente na área ambiental”, explica a engenheira.

Projeto Tampamania

Implantada pelo Rotary Club de Caldas Novas na cidade, a campanha Tampamania visa retirar tampas plásticas do meio ambiente e usar o dinheiro da venda feita à indústria de reciclagem para compra de equipamentos de mobilidade, como cadeiras de rodas e muletas, que são doados ou emprestados aos necessitados. “A campanha tem três eixos: o ambiental, com a retirada das tampinhas do meio ambiente; o de responsabilidade social, educando a sociedade de Caldas Novas; e o de mobilidade, com a doação de equipamentos para quem precisa”, explica o presidente-fundador do Rotary Club de Caldas Novas e coordenador da campanha, Thieres Estrela.

“Em Caldas Novas, o Crea adotou o projeto Tampamania. Hoje, a inspetoria é um ponto de coleta. Nós divulgamos o projeto junto aos profissionais do Sistema na região e eles nos levam o material, que é recolhido na Casa da Engenharia da cidade”, explica Leidiane. Para Thieres, a parceria com o Crea-GO tem sido especial. “O trabalho da Leidiane tem engrandecido muito a campanha. Precisamos de parcerias e, quando encontramos uma entidade como o Crea, com tamanha importância e responsabilidade, unido com o Rotary, nos fortalece perante a sociedade, de maneira que possamos trabalhar pelo meio ambiente e também por pessoas com mobilidade reduzida”, afirma Thieres.

No Colégio Educador, que é outro ponto de coleta da campanha Tampamania, Leidiane Martins auxiliou também na implementação da educação ambiental. “Trabalhamos a conscientização com as crianças, principalmente. Mostramos como é importante que eles ajudem a recolher e doar as tampinhas, mostrando o que é conquistado com isso. Os pais também abraçaram a campanha e tem sido um trabalho muito gratificante. Trabalhando assim, evitamos que as tampinhas sejam erroneamente descartadas e ainda ajudamos quem precisa”, destaca a inspetora.

A diretora do Colégio Educador, Elsa Akiko Nagaoka, frisa a importância do trabalho junto à instituição de ensino. “Acredito que as crianças têm ainda mais compromisso que os adultos. Depois que a Leidiane começou a conversar com nossos alunos e eles perceberam a importância da doação das tampinhas, toda a família foi envolvida. Mesmo durante a pandemia, muitos pais trazem doações que são recolhidas aqui”, explica a diretora.

As doações para o projeto Tampamania podem ser feitas na Casa da Engenharia de Caldas Novas, localizada à Av. E, Quadra 90, Lote 28, Itanhangá; e também no Colégio Educador, que fica na R. 7 de Setembro, 1105, Bandeirantes.

Semmarh e CoCaldas

Leidiane Martins também representa o Crea-GO em projeto realizado, na cidade de Caldas Novas, em parceria com a Semmarh e a CoCaldas. “A Secretaria tem o projeto Semmarh Recicla, que ajuda a associação CoCaldas, à qual são destinados os resíduos do município. A associação recolhe o material e destina às empresas de reciclagem, para que seja realizado todo o processo físico e químico devido. Nesta parceria, o Crea também ajuda no estudo de leis, na prestação de serviços de consultoria e outros”, informa a inspetora. Neste mês, a CoCaldas chegou à marca de 50 toneladas de vidro recolhidos, com a ajuda de empresas parceiras e da sociedade.

Para Cleonildo dos Santos, presidente da CoCaldas, o trabalho com o Crea-GO é importante meio para promover outras parcerias e, assim, aumentar a quantidade de resíduos recolhidos e, por consequência, a renda das famílias associadas. “Ainda há muita coisa para ser conquistada, mas com essa parceria, estamos até mesmo estruturando uma lei que ajude a melhorar a coleta seletiva na cidade. De várias maneiras, Leidiane tem sido essencial para os catadores de Caldas Novas”, afirma, ressaltando ainda a participação da inspetora na elaboração de projetos de coleta.

Já o secretário de Meio Ambiente de Caldas Novas, Sérgio Gustavo da Silva, declara: “Assumi o cargo de secretário há três anos. No início, já procuramos a parceria com o Crea, que indicou a Leidiane. De lá para cá, essa parceria só ficou mais forte, não só na área de gestão de resíduos, mas também no trabalho realizado em relação às áreas verdes e nascentes – cujo levantamento foi feito pela equipe do Conselho. Esse trabalho desenvolvido pela Leidiane traz mais força e transparência para nossas ações”.

A inspetora Leidiane Martins destaca: “O Crea tem uma força muito grande. É diferente quando chegamos em um local em que representamos a Autarquia, como no Conselho Municipal do Meio Ambiente de Caldas Novas. E aqui, atualmente trabalhamos na questão da educação ambiental, recolhimento de resíduos e destinação às empresas de reciclagem, auxiliando a cidade a atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos”.