Sede do Crea-GO é ampliada com recursos de multas por exercício ilegal

Expansão, que contou também com recursos do Confea, já será usada nas Eleições 2020

Publicado: 09/07/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

A ampliação está em fase final de acabamento e limpeza, e já será utilizada nas Eleições 2020 (Foto: Set Produtora)

Está em fase de acabamento e limpeza a maior edificação do Crea-GO dos últimos 21 anos. A obra, interligada à sede, conta com uma estrutura ampla, moderna e com ótima acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O novo prédio custou cerca de cinco milhões e quatrocentos mil reais. Destes, dois milhões e trezentos mil foram patrocinados pelo Confea; e o restante foi investido pelo próprio Crea-GO, a partir de recursos oriundos da aplicação de multas a pessoas físicas e jurídicas por exercício ilegal das profissões da área tecnológica.

Com área total construída de 2.165,91 m², a expansão tem três pavimentos. O primeiro conta com uma ampla recepção e estacionamento privativo. No segundo pavimento, foram construídas quatro salas de reuniões para as Câmaras Especializadas, além de sala para abrigar o Departamento de Apoio ao Colegiado e toda a infraestrutura necessária, incluindo uma sala de segurança, para receber o Departamento de Tecnologia da Informação e a Coordenadoria de Integração de Dados do Crea-GO, setores do Regional que cresceram muito nos últimos anos e não têm suas necessidades plenamente atendidas pela estrutura atual.

No terceiro pavimento, foi construída uma área para eventos que comporta até 500 pessoas e que, após a pandemia, permitirá receber até quatro eventos simultâneos, com a utilização de divisórias retráteis. O objetivo é que cada vez mais profissionais possam ser atendidos pelos eventos técnicos promovidos pelo Conselho goiano e parceiros. Atualmente, o auditório do Crea-GO possui capacidade para apenas 108 pessoas.

Em 1999, quando foi realizada a última grande expansão da sede do Crea-GO, com a inauguração dos terceiro e quarto pavimentos, o Conselho goiano possuía cerca de 26.600 profissionais registrados, incluindo arquitetos e técnicos. Em 2019, último ano fechado para cálculo, eram 59 mil profissionais, excluindo-se os arquitetos e técnicos que tiveram seus próprios conselhos criados. Há 21 anos, o Crea tinha apenas 92 colaboradores e 27 conselheiros, entre titulares e suplentes. Hoje, são 251 colaboradores e 84 conselheiros que exercem suas funções no Conselho.

Algumas salas do novo prédio já serão utilizadas nas Eleições 2020, confirmadas para o dia 15 de julho, das 8h às 19h. O novo espaço vai contribuir para que o pleito seja mais seguro em relação à pandemia de Covid-19. Com a ampliação, no dia das votações a sede do Crea terá uma área total de 6.706,53 m². Desses, 3.172,44 m² serão utilizados no processo eleitoral. Considerando que, entre votantes, mesários e colaboradores, haverá cerca de 115 pessoas por vez no prédio, teremos a média de 27,59 m² de área por pessoa.

01.jpg Ampliação é a maior edificação do Crea-GO dos últimos 21 anos