Segurança total nas Eleições 2020

Com o pleito confirmado pela Comissão Federal, uma série de medidas será tomada pelo Crea-GO para proteção de profissionais e colaboradores

Publicado: 10/07/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

As Eleições 2020 do Sistema Confea/Crea estão confirmadas para o dia 15 de julho (quarta-feira), conforme determinação da Comissão Eleitoral Federal (CEF). A votação acontecerá das 8h às 19h, com cédulas oficiais em urna convencional, e a apuração será manual. A decisão da CEF leva em conta a necessidade de “garantir o período dos mandatos de três anos, sem colocar em risco a legitimidade do processo democrático de escolha dos dirigentes do Sistema”. A CEF também determinou uma série de medidas que deverão ser adotadas com o objetivo de prevenir a disseminação da Covid-19 durante a votação.

Sob orientação da Comissão Eleitoral Regional de Goiás (CER-GO), no Crea-GO as medidas que visam contribuir para proteção de profissionais, mesários e colaboradores no dia das Eleições 2020 incluem dar prioridade aos eleitores com mais de 60 anos e fornecer máscaras e luvas descartáveis a todos os votantes. Além das máscaras e luvas, os mesários e colaboradores do Crea-GO ainda receberão protetores faciais e álcool líquido e em gel 70%, para assepsia constante.

Na sede do Conselho, em Goiânia, onde haverá 15 urnas, o acesso a será limitado a, no máximo, 50 eleitores por vez. A entrada será controlada por meio de fichas numeradas e com a aferição da temperatura corporal e assepsia dos calçados de todos. Nas inspetorias do Conselho no interior do estado, as mesas receptoras de votos serão instaladas preferencialmente nos auditórios, com maior espaço, e, quando possível, a entrada e saída de votantes deve acontecer por locais diferentes. Em Goiânia e no interior, só será permitida a permanência de no máximo três eleitores em cada sala de votação, respeitando o distanciamento de dois metros.

“O nosso objetivo é promover uma eleição segura para todos os envolvidos. Com a ampliação da nossa sede, no dia do pleito haverá uma área total de 6.706,53 m². Desses, 3.172,44 m² serão utilizados no processo eleitoral. Considerando que, entre votantes, mesários e colaboradores, haverá cerca de 115 pessoas por vez no prédio, teremos a média de 27,59 m² de área por pessoa. Promoveremos uma eleição respeitando todas as orientações dos órgãos competentes, com foco na proteção individual e no distanciamento social”, destaca o presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida.