Profissionais do Crea-GO escolhem presidente em 1º de outubro

Votações serão realizadas em Goiânia e em 28 municípios nos quais o Crea possui inspetoria

Publicado: 03/09/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) vai eleger o seu presidente para o triênio 2021/2023. O pleito será realizado no dia 1º de outubro de 2020 (quinta-feira), das 8 às 19h, e terá 29 locais de votação – um na sede do Crea, na capital, e 28 em municípios goianos nos quais o Crea possui inspetoria –, facilitando, assim, a mobilidade e a participação dos profissionais das engenharias, da agronomia e das geociências. No dia da eleição, o Crea-GO não realizará atendimento ao público.

O eleitor também vai eleger o novo presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e os novos diretores da Mútua, Caixa de Assistência dos Profissionais. Em Goiás, participam das eleições somente os profissionais registrados/vistados no Crea-GO que estiverem em dia com suas obrigações. Dos 60.661 profissionais registrados no Conselho goiano, 24.506 estão aptos a votar.

Para o pleito, a Autarquia goiana, por meio da Comissão Eleitoral Regional de Goiás (CER-GO), firmou convênio com o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), para utilização de urnas convencionais (de lona) para as votações na capital e no interior. Ao todo, serão 44 urnas. Na sede do Crea, em Goiânia, serão disponibilizadas 15 urnas de lona e mais 29 urnas no interior.

A eleição também ocorrerá nas cidades de Águas Lindas, Anápolis (com duas urnas de lona), Aparecida de Goiânia, Aragarças, Caldas Novas, Campos Belos, Catalão, Ceres, Cristalina, Formosa, Goianésia, Goiás, Goiatuba, Ipameri, Iporá, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Minaçu, Mineiros, Morrinhos, Palmeiras, Pires do Rio, Porangatu, Quirinópolis, Rio Verde, Santa Helena e Uruaçu.

Realizada a cada três anos, simultaneamente em todo o País, as eleições gerais do Sistema Confea/Crea e Mútua – a maior depois das eleições gerais – ocorrem por meio do voto direto de mais de 1,5 milhão de profissionais que compõem o Sistema. São eles: engenheiros, agrônomos, geólogos, geógrafos, meteorologistas e tecnólogos.

Candidatos

Em Goiás, quatro candidatos disputam a presidência do Crea para o próximo triênio: o Eng. Civil e de Segurança do Trabalho Idalino Hortêncio; o Eng. Eletricista e de Segurança do Trabalho Jovanilson Freitas;  Eng. Civil, Eng. Agrícola e de Segurança do Trabalho Lamartine Moreira; e o Eng. Eletricista Petersonn Caparrosa.

Para a presidência do Confea concorrem: os Engenheiros Civis Joel Krüger e Paulo Guimarães; o Engenheiro Agrônomo Diogo Mesquita Aguiar; o Engenheiro Florestal Rizomar Rodrigues da Silva; além de Marcos Moliterno e Alexandre Magno Santos Cruz.

Para diretoria da Caixa de Assistência – Mútua-GO participam: Engenheiro Civil Luiz Queiroz (diretor Geral); o Eng. Eletricista Bruno Aguiar e o Engenheiro Mecânico Fabio Gomes (diretor Administrativo).

Apuração dos votos

A Comissão Eleitoral Regional de Goiás (CER-GO), sob a coordenação do conselheiro Eng. Civil Ricardo Veiga, pretende divulgar o resultado extraoficial até o dia 30 de outubro de 2020. O resultado oficial das eleições deverá ser homologado pelo Confea no dia 3 de novembro de 2020.

Medidas preventivas

A Comissão Eleitoral Federal (CEF) do Sistema Confea/Crea e Mútua definiu uma série de medidas a serem adotadas pelos mesários, com o objetivo de prevenir a disseminação da Covid-19 durante as eleições do Sistema. As orientações da CEF serão combinadas com as medidas de proteção já aplicadas pelo Crea-GO como, por exemplo, a aferição de temperatura corporal de todos os que entram nas dependências do Conselho.

A CEF adotou protocolos orientativos nacionais e internacionais e consultou autoridades renomadas no assunto para proporcionar o maior nível de segurança para os que irão trabalhar, para os eleitores e candidatos. A Comissão Eleitoral Federal está acompanhando de perto as determinações dos governos federal e estaduais frente à crise sanitária.

Durante o pleito, os mesários deverão utilizar máscaras, protetores faciais e luvas durante todo o período em que estiverem no local de votação, desde a organização da sala até o fim da apuração de votos. A distância entre eles na mesa eleitoral deverá ser de pelo menos 1 metro. Já a sala, que deverá ser arejada, terá marcações no chão indicando aos eleitores a distância mínima de 2 metros na fila de espera, e de 1 metro entre o eleitor e o mesário. A expectativa é que haja uma média de três votantes por hora em cada urna e todos deverão usar luvas ao registrar o voto.

Será de responsabilidade dos mesários a higienização com álcool 70% do material utilizado pelo eleitor, como canetas, ao término de cada voto. Outro cuidado será a desinfecção com álcool 70% de locais acessíveis às mãos, como maçanetas de portas e mesa da cabine de votação. Tanto os produtos de limpeza quanto os equipamentos de proteção deverão ser disponibilizados pelas Comissões Eleitorais dos Creas aos mesários.

Sobre o Crea-GO

O Crea-GO é uma autarquia federal de fiscalização do exercício das profissões de Engenheiros, Engenheiros Agrônomos, Geólogos, Geógrafos, Meteorologistas e Tecnólogos das modalidades mencionadas, defendendo a sociedade no que diz respeito à qualidade, ética e, principalmente, coibindo a prática do exercício ilegal dessas profissões. Com essas medidas, o conselho impede a atuação de leigos, garante segurança para a população e o mercado de trabalho para o profissional registrado.

CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DO CREA-GO.jpg Idalino Hortêncio (E), Jovanilson Freitas, Lamartine Moreira e Petersonn Caparrosa (D) são candidatos à presidência do Crea-GO