Crea investe em fiscalização e se torna referência nacional

Com tecnologia de ponta, a fiscalização do Conselho goiano se tornou mais efetiva nos últimos anos

Publicado: 28/09/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

Os números de relatórios de fiscalização gerados no estado de Goiás, como vistos no app GeoFisco

A atual gestão do Crea-GO tem realizado, desde 2015, investimento constante em tecnologia para que os serviços prestados pelo Regional sejam cada vez mais ágeis e eficazes. A fiscalização do exercício profissional, enquanto atividade-fim do Conselho, foi um dos focos do presidente Francisco Almeida, desde que assumiu a presidência há cinco anos. Desde então, o Crea-GO faz uso de tecnologia de ponta, que contribuiu para que a fiscalização goiana se tornasse referência nacional dentro do Sistema Confea/Crea.

Plataforma ArcGIS

Desde 2015, a fiscalização inteligente e georreferenciada do Crea-GO é realizada por meio da Plataforma ArcGIS. Com a aplicação, o Conselho automatizou o planejamento das atividades e otimizou as atividades de fiscalização. A plataforma permite o compartilhamento de dados com órgãos das esferas municipal, estadual e federal com atuação em Goiás com os quais o Crea possui acordo de cooperação técnica firmados, possibilitando uma visão ampla das atividades que envolvem profissionais das áreas das Engenharias, da Agronomia e das Geociências em todo o Estado.

Com os dados compartilhados com os cerca de 90 órgãos parceiros e organizados por meio da Plataforma ArcGIS, o Crea-GO pôde alterar o foco de sua fiscalização do cartório para o campo, ganhando em assertividade das atividades, graças também ao georreferenciamento. A ampla visão das atividades de todas as áreas fiscalizadas pelo Conselho também permitiu que o Regional goiano diversificasse sua fiscalização para além da Engenharia Civil, modalidade que anteriormente era o foco das atividades.

App GeoFisco

Além das atividades de planejamento e monitoramento, a tecnologia também foi aplicada nas atividades diárias dos agentes de fiscalização goianos. Em 2017, os fiscais receberam novos tablets equipados com o aplicativo GeoFisco. Desenvolvido internamente pelo analista de sistemas Wender Fernandes, do Departamento de Tecnologia da Informação do Crea, o GeoFisco concentra todas as funcionalidades utilizadas pelos fiscais em um só aplicativo, tornando o trabalho ainda mais ágil.

“Anteriormente, os fiscais utilizavam cinco aplicativos diferentes: um para coletar dados e coordenadas; a câmera do dispositivo; outro aplicativo para condensar todas a informações; e um outro para transmitir tudo isso, ao final do dia. Então, em determinado dia, o Crea tinha disponíveis as informações geradas no dia anterior. Com o GeoFisco, todas as ferramentas utilizadas estão integradas em uma única plataforma e essa transmissão de informações é realizada em tempo real. Além disso, toda a base de dados de profissionais e empresas fica disponível aos fiscais de maneira offline”, explica Wender.

Integração de Dados

O planejamento e monitoramento das atividades de fiscalização do Crea-GO também foi beneficiado com a tecnologia de Business Intelligence (BI), implantada pelo presidente Francisco Almeida em 2018. A nova ferramenta, supervisionada desde então pela Coordenadoria de Integração de Dados do Crea, permite análises e cruzamento  aprofundados de dados, com visão detalhada das atividades desenvolvidas pelos profissionais da área tecnológica em Goiás, o que torna possível a tomada de decisões estratégicas assertivas.

Tantas inovações ajudaram a tornar a fiscalização do Crea-GO uma referência nacional. Durante a atual gestão, o Conselho foi visitado por representantes de outros Regionais de todo o Brasil, alguns que buscaram replicar o sucesso goiano em seus estados, e também promoveu seu modelo de fiscalização em reuniões e eventos nacionais, como a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea).

“Tínhamos uma fiscalização que era cartorial, mas passamos a investir em uma fiscalização mais proativa, cobrando a presença de profissional devidamente habilitado nas obras ou serviços. Para isso, investimos em tecnologia de ponta e firmamos diversas parcerias que nos ajudam na fiscalização. Nós também contamos com o apoio da população, que faz denúncias por meio de nossos canais oficiais, incluindo o app Crea Mais Fácil. A sociedade goiana começou a reconhecer a importância do Crea e a importância de se ter um profissional nas obras/serviços por causa da nossa fiscalização, cada vez mais presente”, destaca o presidente Francisco Almeida.

CREA-GO GEOFISCO TEMPO REAL.png Os agentes do Crea-GO são acompanhados em tempo real pelo Departamento de Fiscalização do Conselho