Crea-GO inaugura nova sede da Casa da Engenharia de Cristalina

Evento foi realizado na manhã de 19 de novembro, com público reduzido

Publicado: 23/11/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

O Crea-GO realizou, na manhã de 19 de novembro, a inauguração da nova sede da Casa da Engenharia de Cristalina. O evento reuniu 25 participantes, entre autoridades do Sistema Confea/Crea e Mútua, do município de Cristalina e lideranças profissionais, e respeitou todos os protocolos de segurança em relação à Covid-19.

O desenlace da faixa inauguração da nova sede da Casa da Engenharia de Cristalina foi feito pelo presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida; o presidente eleito Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira; o inspetor titular de Cristalina, Eng. Civ. e Seg. Trab. Cristiano Reis Brandão; e a primeira-dama do município, Eng. Civ. e Agr. Katia Gonzatti Vaz.

Já o descerramento da placa em homenagem aos profissionais do Sistema Confea/Crea de Cristalina e região foi feito pelo presidente Francisco Almeida e pelos inspetores da cidade: Cristiano Reis Brandão, Eng. Agr. Moacir Messias Viana e Eng. Civ. Thiago Ribeiro Teles.

Em sua fala, o inspetor Eng. Civ. e Seg. Trab. Cristiano Reis Brandão elogiou a gestão do presidente Francisco Almeida que, segundo ele, “colocou o Crea-GO como o melhor do País; como uma referência para os Conselhos do Brasil”. O inspetor também lembrou: “há anos tentamos ter a Casa da Engenharia de Cristalina, com toda essa estrutura, e agora entregamos este espaço que não é só para os engenheiros, mas para toda a população”.

Já o presidente eleito Lamartine Moreira destacou ser “com enorme satisfação que hoje inauguramos esta Casa da Engenharia, que queremos que seja a casa de toda a população de Cristalina. Precisamos integrar o Crea-GO com a sociedade e isso só será alcançado se abrirmos nossas portas para todos e nos fizermos presentes. O Crea é 100% digital em relação a seus serviços, então a Casa da Engenharia é pensada exatamente para ser esse espaço de integração”.

O diretor geral eleito e atual diretor financeiro da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea – Mútua-GO, Eng. Civ. Luiz Soares de Queiroz, por sua vez, destacou o bom momento da Caixa. “Assim como o Crea, a Mútua de Goiás também é referência nacional. Somos a terceira Mútua no Brasil e, em número de empréstimos, estamos em primeiro lugar, com R$ 59 milhões circulando entre nossos profissionais”. Segundo o diretor, esta é a função da Caixa de Assistência: “ela torna financeiramente viáveis as necessidades de nossos profissionais”.

A primeira-dama de Cristalina, Eng. Civ. e Agr. Katia Gonzatti Vaz, que na ocasião representou o prefeito Daniel Sabino Vaz, afirmou que a Casa da Engenharia será muito positiva para os profissionais de Cristalina, destacando ainda a ideia de “estreitar ainda mais as relações do Conselho com o município, principalmente na área de habitação, que vejo como uma deficiência de Cristalina. Deixo aqui o comprometimento da Prefeitura de trabalhar lado a lado com o Crea”.

Por fim, o presidente Francisco Almeida ressaltou: “esta Casa da Engenharia está à disposição da Prefeitura e toda a sociedade de Cristalina, para reuniões, cursos e eventos. Queremos esta integração para mostrarmos a importância de profissionais devidamente habilitados e registrados para o desenvolvimento sustentável e seguro da cidade”. O presidente ainda aproveitou a ocasião para fazer um breve balanço de sua gestão.

Parceria público-privada inédita

A Casa da Engenharia de Cristalina foi construída por meio de uma parceria público-privada inédita entre os Creas de todo o Brasil, que isentou o Conselho goiano de utilizar recursos próprios para a construção do imóvel. A Casa foi construída no sistema de locação sob medida, também conhecido por “built to suit”, com vigência de dez anos.

A locação sob medida é uma modalidade de contrato no qual o locatário especifica ao locador a estrutura predial da construção, conforme suas necessidades e particularidades, havendo como contrapartida a segurança de viabilidade de locação por prazo pré-definido e por valor de mercado capaz de garantir a atratividade para o locador, e economicidade e celeridade para o locatário.

A sede da Casa da Engenharia de Cristalina, localizada à Rua Augusto Severo, Qd. 64, Lt. 02, no setor Aeroporto, conta com 226,30 m² de área construída. A edificação tem instalações amplas, aumentando o conforto dos profissionais e da sociedade em geral. Na Casa, foi construído auditório com capacidade para mais de 60 pessoas, que, após a pandemia, possibilitará a realização de palestras, cursos e outras atividades. Há, ainda, sala de atendimento, de reuniões e área de convivência equipada.

As instalações das Casas da Engenharia do Crea em todo o interior goiano estão a serviço da sociedade e dos profissionais de suas respectivas regiões, para que realizem reuniões, cursos e eventos de interesse, uma vez que os serviços do Crea podem ser prestados virtualmente a profissionais de todos os 246 municípios goianos. “Entregamos as estruturas físicas das Casas da Engenharia para recebermos bem as populações civil e organizada”, ressalta o presidente Francisco Almeida.

INAUGURAÇÃO DA CASA DA ENGENHARIA DE CRISTALINA 02.JPG Cristiano Reis (E), Lamartine Moreira, Francisco Almeida e Kátia Gonzatti Vaz fazem o desenlace da faixa inaugural
INAUGURAÇÃO DA CASA DA ENGENHARIA DE CRISTALINA 03.JPG O descerramento da placa foi feito pelo presidente Francisco Almeida e os inspetores Cristiano Reis, Moacir Viana (E) e Thiago Teles (D)
INAUGURAÇÃO DA CASA DA ENGENHARIA DE CRISTALINA 04.JPG O Eng. Civ. Cristiano Reis Brandão destacou sua luta pela nova sede da Casa da Engenharia de Cristalina
INAUGURAÇÃO DA CASA DA ENGENHARIA DE CRISTALINA 05.JPG O presidente eleito Lamartine Moreira destacou o objetivo de integração do Crea e seus profissionais com a população local