Crea-GO em busca da ISO 9001

O objetivo do Planejamento Estratégico 2018/2022 é construir uma visão sistêmica do Conselho

Publicado: 30/11/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

O Crea-GO aprovou o Planejamento Estratégico para o quinquênio 2018 a 2022 durante a Sessão Plenária Ordinária nº 807, realizada em 6 de agosto de 2018. Mas a trajetória percorrida pelo Conselho em busca da adequação à ISO 9001 começou em 2007, com a certificação ocorrendo em dezembro de 2008.

Em decorrência do processo de certificação, foi elaborado o mapa estratégico do Conselho, com a identificação da missão, visão e valores, bem como os objetivos estratégicos. Contudo, a elaboração do Planejamento Estratégico ocorreu somente em junho de 2011, para o quinquênio 2011 a 2015.

De acordo com a gestora da coordenadoria de Planejamento e Qualidade, Eng. Civ. Rosana Brandão, no ano de 2015 foi identificada a necessidade de revisar o Planejamento Estratégico do Crea-GO, considerando o dever de explicitar de forma clara a preocupação com a sustentabilidade e a valorização profissional. “O Crea-GO passou por um momento único no exercício de 2017, quando foram realizadas as auditorias pela Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que certamente contribuíram para o aperfeiçoamento da gestão e, principalmente, apontaram para a necessidade de aprimorar as ações fiscalizatórias proativas das atividades profissionais”, declara a gestora.

Frente aos novos desafios e de posse de todas as informações necessárias, foram realizadas várias reuniões com diretores do Crea-GO, coordenadores de Câmaras e a equipe de gestores do Conselho, que sugeriram algumas adequações na missão, visão e valores, além de diagnóstico e objetivos estratégicos, para garantir o aperfeiçoamento contínuo da gestão do Conselho.

Segundo Rosana, o objetivo do Planejamento Estratégico 2018/2022 é construir uma visão sistêmica do Conselho, resultando em um conjunto de metas harmônicas que, devidamente monitoradas, possam garantir que os resultados propostos sejam alcançados. Dentre as 31 metas estabelecidas para aferir as quatro perspectivas constantes no Mapa Estratégico, destacam-se as relacionadas a sustentabilidade, fiscalizações do exercício e atividades profissionais, aprimoramento profissional, satisfação do cliente e compliance.

Neste contexto, enfatiza-se que, trimestralmente, o Crea-GO realiza o acompanhamento das metas e indicadores. Este acompanhamento é efetivado por meio de reuniões de análise crítica da direção. Na análise dos resultados, verificou-se que, das 31 metas estabelecidas, apenas cinco não foram alcançadas em 2019, ou seja, o índice das metas igualadas ou superadas é da ordem de 83,9%, índice superior ao obtido em 2018, que foi de 73,3%, evidenciando o aprimoramento da gestão do Conselho.

Em se tratando do sistema de gestão da qualidade, o Conselho possui 12 anos de certificação ininterruptos fundamentados na norma ABNT NBR 9001, tendo passado por quatro ciclos de certificação. Atualmente, a certificação do Crea-GO é baseada na versão 2015 da norma, aplicada aos processos desenvolvidos pela sede e inspetorias. Para manter essas certificações, foi necessário implementar e manter todos os requisitos normativos, com destaque para: gestão de risco, conhecimento organizacional e análise do contexto da organização.