Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente: há 19 anos reconhecendo projetos ambientais

Em sua 19ª edição, premiação abrange todo o território nacional, com nova roupagem

Publicado: 30/11/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

Realizado desde 2001, o Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente  foi criado para estimular o desenvolvimento de ações práticas voltadas à sustentabilidade. Por isso, anualmente desde então, o Crea-GO reconhece e premia trabalhos executados por profissionais, personalidades, entidades e instituições públicas e privadas, pessoas físicas e jurídicas ou propriedades rurais, em prol da preservação, recuperação, defesa ou conservação do meio ambiente.

Em sua 19ª edição, excepcionalmente prevista para 2021, o Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente ultrapassa as barreiras estaduais e se torna nacional, com novo nome: Troféu Seriema. Símbolo da premiação desde sua primeira edição, a bela ave da região central do Brasil se destaca por representar a resistência e a força da natureza. O conceito foi traduzido artisticamente e deu forma de traços lisos e harmoniosos à estatueta que se tornou a identidade do prêmio, o Oscar da sustentabilidade, que, ao longo dos anos, já reconheceu 134 projetos.

Com o slogan “Ideias que constroem o futuro!”, o Troféu Seriema considera que as engenharias são ciências amplamente aplicadas em todas as atividades humanas; e que o desenvolvimento sustentável é aquele que alinha qualidade de vida ao desenvolvimento econômico socialmente justo e ambientalmente correto. Além disso, considera também que a busca por soluções sustentáveis está vinculada ao avanço das Engenharias, da Agronomia e das Geociências.

Por isso, a participação de vários segmentos da sociedade é tão valorizada pelo Crea-GO e a premiação terá, a partir da próxima edição, sete modalidades em disputa: Elementos Naturais, Biodiversidade, Sociedade Sustentável, Inovação, Imprensa, Produção Acadêmica e Gestão Empresarial para os ODS, que é dividida em duas subcategorias: para pequenas e médias empresas e para grandes empresas.

Ano a ano, todas as candidaturas válidas são avaliadas por uma comissão julgadora composta por membros de notório saber no tema socioambiental e os três finalistas de cada modalidade são apresentados na solenidade de premiação, quando são revelados os grandes vencedores. Ao projeto vencedor de cada ano, é destinado o Troféu Seriema. Os autores e coautores dos trabalhos premiados recebem certificado de reconhecimento pela iniciativa.

Desde 2001, o Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente recebeu a inscrição de 1375 projetos, dos quais 134 foram premiados e outros 29 dignos de menção honrosa. Ao todo, 327 profissionais especializados participaram das Comissões Julgadoras, responsáveis pelas avaliações dos trabalhos. Até agora, o Prêmio reuniu mais de nove mil expectadores. Atualmente, o Troféu Seriema tem o patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e apoio institucional da Rede Brasil do Pacto Global e do ONU-Habitat.