Conselho recebe visitantes dos Creas RS, MS e SP

Nos dias 16 e 17, visitantes participaram de eventos e conheceram o Crea-GO

Publicado: 17/12/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

Visitantes conheceram áreas em que o Conselho é reconhecido como referência no Sistema Confea/Crea

O Crea-GO recebeu, nos dias 16 e 17 de dezembro, a visita de lideranças femininas do Sistema Confea/Crea e Mútua. Recepcionadas pelo presidente Francisco Almeida, a presidente do Crea-RS, Eng. Amb. Nanci Cristiane Josina; a conselheira federal pelo Estado, Eng. Agr. Andréa Brondani da Rocha; a presidente do Crea-MS, Eng. Agrim. Vânia Abreu de Melo; e a vice-presidente do Crea-SP, Eng. Civ. Lenita Secco Brandão, conheceram os procedimentos aplicados em áreas em que o Conselho de Goiás é reconhecido como referência dentro do Sistema.

As visitantes participaram, no dia 16, de uma visita guiada pelas instalações do Conselho, que teve sua ampliação inaugurada no último mês; além da abertura da Semana da Engenharia 2020, no Clube de Engenharia de Goiás (Ceng), que contou com a participação do presidente Francisco Almeida.

Já em 17 de dezembro, acompanhadas também pelo presidente empossado Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira e pelo superintendente Eng. Agr. Helder Borges, as lideranças participaram de reuniões durante todo o dia. No período matutino, coube à Eng. Civ. Rosana Brandão, da Coordenadoria de Planejamento e Qualidade do Crea, mostrar a mudança das estratégias adotadas pelo Crea devido às demandas dos órgãos de controle, como CGU e TCU, especialmente no que se refere à fiscalização proativa da atividade profissional.  Em seguida, a assessora institucional Eng. Eletric. Emely Gomes tratou sobre a aproximação do Crea com as instituições de ensino; e a coordenadora de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Eng. Amb. Marcella Castro, falou sobre o Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente.

Ainda durante a manhã, a Eng. Civ. Kamilla Geaninne Pires, líder da Àrea de Verificação da Atividade Profissional, falou sobre as inovações do Crea, a estruturação da fiscalização qualitativa e quantitativa dos profissionais e a importância do Livro de Ordem. O gestor do Departamento de Fiscalização, Eng. Mec. Walter Santana; e o líder da Área de Gestão de Convênios da Fiscalização, Eng. Contr. Autom. Roger Barcellos, apresentaram a fiscalização planejada e os acordos de cooperação técnica firmados nas esferas municipal, estadual e federal.

No período vespertino, o coordenador de Integração de Dados do Crea-GO, Eng. Civ. Eliel Oliveira, apresentou o sistema de Business Intelligence (BI) abordando a Plataforma Profissional, soluções para a fiscalização em tempos de pandemia e aplicativos de gestão das várias áreas do Conselho; a acadêmica Maria Laura Santana fez uma apresentação sobre o programa Crea-GO Jovem; e o coordenador de Licitações do Conselho, Guilherme Júnior, tratou da gestão de licitações e contratos do Crea-GO. Além disso, as visitantes ainda participaram da apresentação dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, realizada por Gabriela Eiras de Almeida, representante da Secretaria de Direitos Humanos da Rede Brasileira do Pacto Global.

Para a conselheira federal pelo Crea-RS, Eng. Agr. Andréa Brondani da Rocha, a visita foi positiva.  Falando em nome das demais visitantes, a conselheira disse que o Crea-GO chamou   a atenção pela estrutura, organização e interatividade que possui com as entidades de classe, com os profissionais e com todo o sistema organizacional. “Essa interatividade inclui o Crea Jovem, nossos futuros profissionais”, acrescentou. Ela também ressaltou  a estrutura e orefinamento do Departamento de Fiscalização pela conectividade das informações. E comentou: “Também é louvável o sistema de qualidade onde o Crea-GO é pioneiro”.