Crea-GO inicia criação do Observatório do Meio Ambiente

Grupo reunirá instituições técnicas para análise e posicionamento sobre temas inerentes ao meio ambiente no Estado de Goiás

Publicado: 02/02/2021 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

A primeira reunião para criação do Observatório do Meio Ambiente, realizada de maneira virtual, em 29 de janeiro

Foi realizada, às 14h do dia 29 de janeiro, a primeira reunião para criação do Observatório do Meio Ambiente, iniciativa do Crea-GO que reunirá entidades de classe, instituições de ensino e diversos órgãos técnicos, para  acompanhamento, debate e análise de assuntos inerentes à temática ambiental no Estado de Goiás.

O primeiro encontro, realizado de forma virtual, contou com a participação de representantes do Crea-GO, da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), do Sindicato dos Engenheiros do Estado de Goiás (Senge-GO), da Associação Goiana de Engenheiros Ambientais (Ageamb) e da Universidade de Rio Verde (UniRV).

“Fizemos uma convocação simplificada, em caráter de urgência, para tecermos as primeiras conversas. Outras entidades de classe, órgãos do meio ambiente e instituições de ensino superior também foram convidadas e nós queremos que as mais diversas instituições que tenham algo a contribuir com a questão do meio ambiente se sintam livres para unirem forças conosco”, explica o assessor institucional do Crea-GO, Eng. Amb. Aquila Levindo.

O engenheiro, que é um dos responsáveis pelo Observatório, explica que objetivo “não é ser mais um Conselho do Meio Ambiente ou Comitê da Bacia Hidrográfica. O objetivo é ser um grupo técnico que se posicione frente a temáticas que envolvem o meio ambiente”. Aquila ainda destaca que o Observatório do Meio Ambiente não será do Crea-GO. “É da sociedade. O Conselho apenas está capitaneando a criação, com um grupo que sabemos que tem muito a contribuir”, conclui.

Em breve, novas reuniões serão realizadas, com a extensão de convite a novas entidades. O próximo passo é formatar o plano de trabalho do Observatório do Meio Ambiente, especificando como serão as reuniões, a periodicidade dos encontros e outros detalhes. Entidades, instituições de ensino e outros órgãos podem manifestar interesse em participar do Observatório do Meio Ambiente ao Crea-GO.