Crea adere aos Princípios de Empoderamento das Mulheres

Conselho goiano firma compromisso para promover a igualdade de gênero na instituição

Publicado: 08/03/2021 - Fonte: Equipe de Comunicação do Crea-GO

O Crea-GO anuncia no mês de março sua adesão aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (Womens’s Empowerment Principles – WEPs, na sigla em inglês), iniciativa criada pela ONU Mulheres e o Pacto Global das Nações Unidas. O Conselho se une a mais de 400 empresas signatárias no Brasil e firma seu compromisso em promover a igualdade de gênero na instituição.

Os Princípios de Empoderamento das Mulheres orientam as corporações a adaptar as políticas existentes ou criar novas práticas para trabalhar elementos-chave para a promoção da igualdade entre homens e mulheres no local de trabalho, no mercado, em sua cadeia de valor e na sociedade.

Ao se tornar signatário, o Crea-GO passa a ter acesso a uma rede global das Nações Unidas que compartilha informações, publica cartilhas e manuais, promove fóruns, eventos e webinars e ainda temos acesso a ferramentas e suporte estratégico para o desenvolvimento de ações. A Ferramenta de Análise WEPs ajuda as empresas a identificarem pontos fortes, lacunas e oportunidades para melhorar seu desempenho em igualdade de gênero.

Os Princípios são um conjunto de considerações que ajudam as empresas a incorporar em seus negócios valores e práticas que visem à equidade de gênero e ao empoderamento de mulheres. Ao todo, são sete Princípios que garantem não só o fortalecimento da economia e o impulsionamento dos negócios, como também o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida de mulheres, homens e crianças. Confira:

1-Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.

2-Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não discriminação.

3-Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.

4-Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.

5-Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.

6-Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.

7-Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

Para saber mais sobre os Princípios de Empoderamento das Mulheres e como se tornar signatário, acesse a Cartilha WEPs clicando https://bit.ly/2Og73b5