O principal objetivo da iniciativa é a conscientização no transito para salvar vidas
Publicado: 03/05/2021 - Fonte: Equipe de Comunicação do Crea-GOUm novo mês chegou e com ele veio o Maio Amarelo, movimento internacional organizado para conscientização e prevenção de acidentes de trânsito, chamando a atenção de órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para o alto índice de feridos e mortos.
O Maio Amarelo foi instaurado a partir de uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU), baseada em estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), que definiu o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”, com a intenção de poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até o ano passado.
Segundo a ONU, são três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas; além de ser a 9ª maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são os primeiros responsáveis por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, de 5 a 14 anos; e o terceiro, de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do Produto Interno Bruto (PIB) de cada país.
O mês de maio foi escolhido por ter sido o mês em que a resolução da ONU foi publicada, em 11 de maio de 2011. Já a cor amarela simboliza atenção e advertência. Durante o mês de maio, o Crea-GO vai promover ações a respeito do tema.
Notícias
Crea-GO terá horários especiais de funcionamento nas últimas semanas do ano Crea-GO e Funape-UFG dialogam sobre parceria Crea-GO e Detran-GO iniciam tratativas para realização de força-tarefa em conjunto Conselheiro representa Crea-GO na última reunião de 2024 do COMMAM-Goiânia Chefe de gabinete do Crea-GO é o novo representante Centro-Oeste do Programa Inovadores do Confea