Brasil: os principais fatores de riscos nos acidentes de trânsito

Publicado: 10/05/2021 - Fonte: Assessoria de Comunicação do Crea-GO

Em levantamento realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, precedido pela Índia, China, EUA e Rússia; e seguido pelo Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Essas dez nações são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito.

A OMS estima que 90% das mortes acontecem em países em desenvolvimento, entre eles está o Brasil. Ao mesmo tempo, esse grupo possui 48% dos veículos do planeta, demonstrando que é muito arriscado dirigir um veículo ou motocicleta nesses lugares.

Os acidentes de trânsito no Brasil matam cerca de 45 mil pessoas por ano constituindo-se uma das principais causas de mortes no país, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Desses acidentes, os principais fatores de risco são dirigir sob o efeito de álcool, excesso de velocidade, não uso do capacete, do cinto de segurança e das cadeiras adaptadas para crianças.

O principal vilão nos acidentes de trânsito é o motorista que dirige embriagado ou que utiliza qualquer substância ilícita. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), a utilização de bebidas alcoólicas é responsável por 30% dos acidentes de trânsito no Brasil. E metade das mortes, segundo o Ministério da Saúde, está relacionada ao uso do álcool por motoristas.

Já o segundo colocado no ranking de acidentes de trânsito são os condutores que excedem o limite de velocidade. Estes, por descumprirem a legislação de trânsito, causam acidentes  ao seu patrimônio e muitas vezes atingem terceiros que não têm culpa da imprudência. Já o terceiro lugar é ocupado pelos motociclistas, em especial os que não utilizam o capacete e dirigem nos corredores da via. Se o risco de morrer em uma colisão de automóvel já é significativo, sobre uma motocicleta essas chances são 60 vezes maiores se a pessoa não estiver usando capacete.

A falta de uso do cinto de segurança, em pesquisa nacional promovida pelo Ministério da Saúde, em parceria com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que apenas 50,2% da população brasileira possui o hábito de usar o cinto de segurança no banco traseiro de carros ou vans. Outro estudo da Abramet mostra que o cinto de segurança no banco da frente reduz o risco de morte em 45% e, no banco traseiro, em até 75%.

As cadeiras adaptadas para crianças nos carros preservam a integridade física dos pequenos durante o transporte em veículos. É importante usar cadeiras certificadas que sejam apropriadas ao tamanho e ao peso da criança e que se adaptem devidamente ao automóvel.

Maio Amarelo - O Maio Amarelo é um movimento internacional organizado para conscientização e prevenção de acidentes de trânsito. No Brasil, o movimento nasceu em 2014 chamando a atenção de órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para o alto índice de feridos e mortos no trânsito. Em 2021, o movimento tem o tema “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”. Em Goiânia, a prefeitura lançou, no dia 1º de Maio, a campanha com o tema “Eu respeito a faixa, eu respeito a vida", chamando a atenção para o respeito mútuo entre pedestres e motoristas no uso da faixa.