Crea-GO lamenta a morte do Eng. Paulo Guimarães

Corpo do presidente da Mútua, caixa de assistência, será enterrado hoje, em Campinas (SP)

Publicado: 10/05/2021 - Fonte: Assessoria de Comunicação do Crea-GO

O Crea-GO, por meio de seu presidente, Eng. Civ., Agric. e Seg Trab. Lamartine Moreira, lamenta a morte do presidente da Mútua Nacional, Eng. Civ. Paulo Roberto de Queiroz Guimarães, ocorrida hoje, 10 de maio.

Uma parada cardiorrespiratória, provocada por complicações da Covid-19, foi a causa da morte do engenheiro aos 64 anos. Paulo Guimarães, como era chamado, estava à frente de seu segundo mandato (2018/2021) como presidente da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, onde também exerceu a diretoria de Benefícios e a superintendência.

Trajetória de liderança profissional - Nascido em Campinas (SP), em 19/05/1956, Paulo Guimarães teve uma longa e intensa trajetória no Sistema Confea/Crea, onde ingressou com o registro concedido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP), como engenheiro civil, formado em 1982 pela Faculdade de Ciências Tecnológicas da Pontifícia Universidade Católica (PUC), de Campinas (SP).

Sua atuação enquanto liderança profissional registra a eleição para conselheiro regional do Crea-SP, conselheiro federal do Confea, onde também atuou como diretor, chanceler da Comissão do Mérito, e foi um dos criadores e primeiro coordenador da então Comissão de Educação do Sistema (CES), hoje Comissão de Educação e Atribuição (CEAP).

Especializado em Administração Universitária pela Organização Universitária Interamericana (OUI), em 1989, e em Administração, pela PUC-SP, em 1993; pós-graduado em Educação, na área de Avaliação Institucional, PUC-Campinas, em 1999, Paulo, enquanto conselheiro federal, representou as instituições de ensino de Engenharia.

Criatividade para a inovação - Na área acadêmica, foi professor-adjunto do Centro de Ciências Exatas, Ambientais e Tecnológicas da PUC-Campinas, onde ocupou os cargos de vice-diretor das Faculdades de Ciências Tecnológicas; assessor da reitoria; presidente da Câmara Curricular e coordenador do Escritório Técnico de Apoio à Comunidade, voltado para a Engenharia Pública e Social.

Paulo Guimarães foi membro da primeira comissão do Exame Nacional de Cursos do Ministério da Educação (MEC), para os  cursos de Engenharia Civil; coordenador do Fórum de Ensino do Crea-SP, onde também coordenou o grupo de Trabalho Educação.

Junto às prefeituras de Campinas e de São Paulo foi, respectivamente, assessor da Secretaria de Obras e da Secretaria de Abastecimento.

Em dezembro de 2019, homenageado pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (Seesp), o professor licenciado da PUC-Campinas – onde por 27 anos atuou como professor, integrante do Conselho Superior da Indústria da Construção (Consic) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Conselho Deliberativo da BB Previdência, resumiu numa frase o objetivo de toda a sua vida profissional: “Toda a minha história profissional, desde o início como professor da PUC Campinas a partir de 1983, foi na busca por valorizar e fortalecer a criatividade para a inovação”.

Despedida - Paulo Guimarães estava internado desde o dia 18 de março, no Centro Médico de Campinas, cidade onde será sepultado hoje à tarde, em cerimônia restrita. Ele deixa os pais, Lourdes Palma e Francisco José de Queiroz Guimarães e a irmã, Ana Maria Guimarães Protti.