Crea e Agrodefesa retomam ações conjuntas relativas à fiscalização de agrotóxicos

Em reunião realizada na sede do Conselho, equipes buscaram reaproximação

Publicado: 16/06/2021 - Fonte: Equipe de Comunicação do Crea-GO

O Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira, presidente do Crea-GO, recebeu, em 15 de junho, na sede do Crea-GO, representantes da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). A visita objetivou uma reaproximação entre os órgãos e a retomada de um trabalho conjunto em relação à fiscalização de agrotóxicos no Estado de Goiás. Crea-GO e Agrodefesa trabalham em parceria regida por um acordo de cooperação técnica firmado entre as partes em 2019.

Pela Agrodefesa, participaram da reunião os fiscais estaduais agropecuários Rodrigo Baiocchi e Ana Lúcia Moreira; o diretor de Defesa Agropecuária, Sérgio Paulo Coelho; o gerente de Fiscalização Vegetal, Márcio Antônio de Oliveira; e o gerente de Tecnologia, Carlos Henrique de Castro Howes. Pelo Crea-GO, o gestor do Departamento de Tecnologia da Informação, Marcelo Vieira Gomes; o coordenador de Integração de Dados, Eliel Oliveira; e o líder da Área de Gestão de Convênios da Fiscalização, Roger Barcellos, também estiveram presentes.

O fiscal estadual agropecuário Rodrigo Baiocchi explica que o propósito do encontro foi promover “aproximação entre o Crea e a Agrodefesa, para que possamos melhorar nosso contato em termos de fiscalização de agrotóxicos, desenvolver algumas ferramentas que possivelmente, no futuro, pode se transformar em uma ferramenta pública de emissão de receita e, principalmente, resolver o problema de atualização do banco de dados de cadastro de agrotóxicos”.

Para o presidente do Conselho goiano, Lamartine Moreira, a reaproximação deve ser efetivada o mais breve possível. “É muito importante que Crea e Agrodefesa trabalhem em conjunto na fiscalização dos agrotóxicos, de acordo com o que compete a cada órgão. Essa união é necessária para protegermos a sociedade goiana”, destacou, deixando o Crea à disposição da Agrodefesa.

Sobre o acordo de cooperação técnica

O acordo de cooperação técnica vigente entre Crea e Agrodefesa foi firmado em 2019, com validade de 60 meses. Com a assinatura, o Crea-GO se comprometeu a comunicar imediatamente à Agrodefesa quaisquer irregularidades fitossanitárias detectadas na documentação apresentada à Autarquia, por ocasião da fiscalização; e a exigir de todos os estabelecimentos que comercializam agrotóxicos, sementes e mudas, a contratação de responsável técnico vinculado ao Sistema Confea/Crea.

O Conselho também acordou realizar fiscalização conjunta à Agência, quando de comum acordo das duas instituições, com o objetivo de controlar o uso de agrotóxicos, de maneira a contribuir para o seu rastreamento e monitoramento no estado de Goiás; disponibilizar os dados dos sistemas do Crea junto ao da Agrodefesa via web service; além de acompanhar e orientar a Agrodefesa, quando solicitado, sobre as legislações pertinentes ao Sistema Confea/Crea.

Já a Agrodefesa se comprometeu a comunicar imediatamente ao Crea-GO quaisquer irregularidades cometidas pelos responsáveis técnicos, quando vinculados ao Sistema Confea/Crea, detectados por ocasião da fiscalização fitossanitária e de agrotóxicos; a realizar fiscalização conjunta ao Conselho, quando de comum acordo das duas instituições, com o objetivo de controlar o uso de agrotóxicos, de maneira a contribuir para o seu rastreamento e monitoramento no estado de Goiás; e disponibilizar os dados dos sistemas da Agrodefesa junto ao do Crea-GO, via web service.