Estamos online!

menu

Confea disponibiliza coletânea de normas técnicas de acessibilidade

Iniciativa em alusão ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência faz parte de acordo de cooperação com MPT

Publicado: 22/09/2021 - Fonte: Equipe de Comunicação do Confea




Compromissado com a construção de uma sociedade sem fronteiras e mais humana, o Confea disponibiliza a Coletânea da ABNT com Normas Técnicas de Acessibilidade, nesta véspera do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro.

O compilado reúne 15 normas sobre acessibilidade em edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, meios de transporte e de comunicação. “A liberação do acesso às normas de acessibilidade integra o conjunto de iniciativas que o Confea tem procurado praticar em busca de uma melhor intervenção dos saberes tecnológicos, em favor da segurança da sociedade e pela garantia de condições de equidade, com respeito à diversidade das pessoas”, afirma o presidente do Confea, Eng. Civ. Joel Krüger.

Baixe aqui a Coletânea da ABNT com Normas Técnicas de Acessibilidade

 Acordo de cooperação - A ação faz parte do acordo de cooperação técnica entre o Conselho e o Ministério Público do Trabalho (MPT), firmado em julho passado. “A parceria institucional visa garantir a implementação das exigências de acessibilidade previstas na legislação brasileira, a partir da execução de ações de interesse comum, com possibilidade de adesão pelos Creas", explica Krüger, citando a Decisão Plenária PL 0279/2021, que instituiu o acordo.

Na prática, a parceria entre os dois órgãos de fiscalização federal permite regular medidas e planos comuns a fim de efetivar normas de acessibilidade em obras de Engenharia, seja em edificações públicas ou particulares, como esclarece a conselheira federal, eng. mec. Michele Ramos. “Projetos, sinalização, fiscalização e manutenção executados com técnica possibilitam às pessoas com deficiência viver de forma independente e participar plenamente de todos os aspectos da vida, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas”, ressalta a integrante do Grupo Técnico Operacional (GTTO) que acompanha o cumprimento do objeto do acordo. 

Por isso, a intenção da iniciativa é sensibilizar os profissionais sobre a correta aplicação das normas técnicas. “Com a distribuição gratuita e on-line da coletânea da ABNT, por exemplo, engenheiros têm acesso facilitado a referências normativas para aplicar conhecimento técnico em acessibilidade; é a Engenharia em prol cidadania”, acrescenta o conselheiro federal, Eng. Civ. Daltro Pereira, que também faz parte do GTTO. 

Interesse social - No Brasil, são mais de 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o equivalente a 23,9% da população geral, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A deficiência mais recorrente é a visual (18,6%), seguida da motora (7%), da auditiva (5,10%), e, por fim, da deficiência mental (1,40%), ainda de acordo com o Censo de 2010.

“Os números nos mostram a dimensão do trabalho técnico e social que nós, engenheiros, temos pela frente na mobilização e também na entrega de recursos de acessibilidade a esse importante segmento da população”, finaliza a conselheira Michele. 

 Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea