O evento online abordou dois temas distintos: acessos, circulações e sanitários acessíveis; e calçadas acessíveis
Publicado: 07/10/2021 - Fonte: Equipe de Comunicação do Crea-GOO Crea-GO, por meio de sua Comissão de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte, promoveu ontem, dia 6 de outubro, pela Plataforma Zoom, o II Seminário de Acessibilidade. O evento teve como objetivo conscientizar e capacitar profissionais e estudantes que atuam na área.
O II Seminário de Acessibilidade reuniu 82 participantes, entre profissionais da Engenharia Civil e da Arquitetura que atuam nas áreas de projeto e de execução de edificações; estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura; e representantes de órgãos municipais e estaduais ligados à questão da acessibilidade.
Durante o evento, o presidente do Crea-GO, Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira, destacou a importância das engenharias e seus profissionais para a acessibilidade, dando boas-vindas aos participantes. O mediador foi o conselheiro e coordenador da Comissão de Acessibilidade, Mobilidade e Transportes, Eng. Civ. Alexandre Garcês.
A programação foi divida em dois painéis: o primeiro painel foi sobre Acessos, circulações e sanitários acessíveis, com o Eng. Civ. Augusto Cardoso Fernandes. E o segundo, sobre "calçadas acessíveis", com a Arquiteta Débora de Souza Pires Pimentel.
Em sua fala, o Eng. Civ. Augusto Cardoso Fernandes teve como objetivo mostrar o resumo das leis e normas referentes à acessibilidade. “Especificamente a norma NBR 9050 o que preconiza a norma no que diz respeito aos acessos às edificações, bem como a parte de circulação interna e externa, e também sobre sanitários. Em 20 minutos sintetizamos tudo e conseguimos passar para os participantes o que de mais importante tem que ser observado nesses itens”, ressaltou Augusto Cardoso. O engenheiro fez questão de deixar disponibilizado para os participantes o endereço virtual de quatro cursos virtuais que podem ser feitos pela Escola Virtual de Governo.
Na segunda palestra, a Arquiteta Débora de Souza Pires Pimentel destacou a importância da Garantia ao Acesso que as calçadas adaptadas promovem aos ambientes públicos e à cidade. “Abordamos os aspectos técnicos que norteiam o projeto de acessibilidade de calçadas em Goiânia segundo os parâmetros legais vigentes. Através de alguns projetos desenvolvidos e de imagens de calçadas de Goiânia, mostrou na prática como devem ser feitas as intervenções para promoção da acessibilidade e ainda propor um olhar mais apurado sobre pontos mais controversos da Lei”, disse. A arquiteta ainda enfatizou: “alcançamos o objetivo de despertar o interesse dos participantes para o tema e de apresentar resumidamente o conteúdo desta Lei para aqueles que ainda não a conheciam”.
Certificados
Os certificados daqueles que participaram da palestra técnica “Bambu: cultura de um futuro que se apresenta em Goiás”, assim como o calendário dos próximos eventos promovidos pelo Crea-GO e parceiros, podem ser acessados por meio do site do Crea-GO, clicando em “Cursos e Eventos” e fazendo o login na Área do Usuário.
Doris Costa
Equipe de Comunicação do Crea-GO
Notícias
O Crea-GO nos protege, nos orienta e nos representa Inteligência Artificial na Engenharia é tema de palestra em Ceres Conselho Regional apoia iniciativas que fortaleçam a logística reversa CREA-GO Jovem realiza atividades educacionais e técnicas em diversas instituições de Goiás Participe da Eleição do Plenário do Crea-GO