Lamartine Moreira se juntou ao prefeito Gustavo Mendanha e outras autoridades na solenidade
Publicado: 25/10/2021 - Fonte: Equipe de Comunicação do Crea-GOO presidente do Crea-GO, Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira, participou, na manhã de 25 de outubro, ao lado do prefeito Gustavo Mendanha, da inauguração do primeiro Viveiro Cerrado do Brasil. O espaço é fruto do Programa Cidades Verdes, idealizado pelo Crea-GO, lançado em 2019 e compartilhado com a Prefeitura de Aparecida de Goiânia por meio de acordo de cooperação técnica firmado entre as partes.
Além de Lamartine Moreira e Gustavo Mendanha, outras autoridades participaram do evento, como o vice-prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano da Silva; o secretário municipal de Meio Ambiente, Cláudio Everson; Marcelo Linguitte, representando Carlo Pereira, diretor executivo da Rede Brasil do Pacto Global das Nações Unidas; o ex-presidente do Crea-GO, atual diretor-presidente da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas, e idealizador do projeto, Eng. Agr. Francisco Almeida; e vereadores da cidade.
Para o presidente Lamartine Moreira, a inauguração é histórica para o Crea-GO. “Ter esse Viveiro Cerrado em um município de tamanha envergadura aumenta nossa responsabilidade. Uma responsabilidade voltada para as futuras gerações, pensando no plantio adequado das mudas, sejam do cerrado ou de outras espécies, além da valorização profissional e da sociedade”, afirmou, destacando que o plantio das mudas provenientes do Viveiro Cerrado deve ser orientado por um profissional habilitado.
Moreira ainda agradeceu aos colaboradores do Crea-GO responsáveis pelo desenvolvimento do Programa Cidades Verdes, que abarca o Viveiro Cerrado, além dos colaboradores da Prefeitura de Aparecida pela implantação no município. “O Crea disponibilizou o projeto e a Prefeitura deve aplicar a parte socioeducativa da população. Esse projeto veio integrar a sociedade para trabalhar a metodologia de sustentabilidade para as cidades e é um orgulho inaugurar esse equipamento público quem tem essa ideia ecológica”, frisou.
Já o prefeito Gustavo Mendanha ressaltou que o local será importante para o desenvolvimento de práticas sustentáveis para o município. “Esse é um espaço construído em parceria com o Crea-GO e o ONU-Habitat, que vai promover a conscientização ambiental e o cultivo de mudas. Vamos trazer também as escolas e faculdades para trabalhar as boas práticas de sustentabilidade. Uma cidade inteligente é uma cidade sustentável que pensa o meio ambiente, que é tão importante. E aqui a população vai poder pegar mudas gratuitamente para colaborar com a arborização da nossa cidade”, destacou.
Para o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Everson, a concretização do Viveiro Cerrado é um sonho realizado. “Um lugar que antes era utilizado para o descarte de lixo agora é ponto de educação ambiental, conhecimento e sustentabilidade urbana. Mais do que estimular a implantação de uma política de arborização urbana, o Viveiro Cerrado vai envolver a população num projeto de paisagem urbana e preservação do meio ambiente”, afirmou o secretário.
Idealizador do Programa Cidades Verdes, o ex-presidente do Crea-GO, Eng. Agr. Francisco Almeida, destacou a importância do viveiro para o município. “Esse é um projeto de mais de seis anos de pesquisa. Aparecida de Goiânia está sendo a primeira cidade do Brasil a transformar esse sonho em equipamento público, com viveiro e educação ambiental. O município está na vanguarda e esse trabalho será referência para outras cidades. Quem ganha é a população”.
Marcelo Linguitte, representando o diretor executivo da Rede Brasil do Pacto Global das Nações Unidas, Carlo Pereira, afirmou em sua fala que o projeto “tem um simbolismo muito grande para a sustentabilidade urbana. As cidades devem se preocupar com as questões ambientais e pensar esse tema. Aparecida é exemplo de como as cidades devem investir em educação ambiental urbana, com ações práticas para a qualidade de vida das populações”.
No Viveiro Cerrado de Aparecida de Goiânia serão desenvolvidas atividades de educação ambiental e de sustentabilidade, como plantio e distribuição de mudas – nativas, frutíferas, ornamentais e hortaliças – para projetos de arborização dos espaços urbanos e de recuperação de áreas degradadas. O espaço possui 1.900m² de área e foi construído no valor de R$ 500 mil, proveniente de multas pagas por empresas para fins de compensação ambiental.
O viveiro conta com projeto arquitetônico, elétrico, hidráulico, estrutural, sistema de irrigação e espaço privilegiado para seminários, palestras e eventos. No local, serão cultivadas árvores típicas do cerrado, como Jenipapo, Pata de Vaca, Jatobá, Embaúba, Ingá, Marmelada, Mama-Cadela, Angico Branco, Ipê (amarelo, roxo e branco) e outras.
Partindo da premissa de que a arborização urbana é particularmente importante ao compatibilizar espaços urbanos e questões socioambientais, o Crea-GO lançou, em 2019, o Cidades Verdes, programa de incremento no planejamento e administração das áreas urbanas sob as óticas ambiental e social, na busca de melhores condições de vida para os habitantes dos municípios goianos.
O programa visa apresentar para a sociedade uma inovação em governança, que aponta para um novo urbanismo, vinculando valores socioambientais e recursos naturais, envolvendo paisagem urbana, meio ambiente e sociedade, contribuindo, assim, para o desenvolvimento sustentável dos municípios goianos. Entre seus principais objetivos estão implantar uma política de arborização urbana, impulsionar o desenvolvimento sustentável nos municípios e assessorar a estruturação de um órgão ambiental na prefeitura e a criação de uma agenda ambiental urbana para o município.
O programa Cidades Verdes prevê ainda a implantação do Viveiro Cerrado, com o objetivo de produzir e distribuir, de forma assistida e gratuita, cerca de 10 mil mudas de espécies do Cerrado e ornamentais; além de fornecer orientações técnicas para o plantio das espécies, de acordo com os fins a que se destinam, como arborização de calçadas e vias, paisagismo de áreas públicas, ocupação de espaços ociosos, recuperação de áreas degradadas, de captação de água e matas ciliares.
O projeto do Viveiro Cerrado contempla a construção de um espaço de convivência, para desenvolvimento de atividades de educação ambiental, um depósito, sanitários, área coberta por sombrite e sistema de irrigação. O conjunto de projetos para execução do viveiro – projeto arquitetônico, elétrico, hidráulico, estrutural, de irrigação, maquete eletrônica e orçamentos estimados – são fornecidos gratuitamente pelo Crea-GO às prefeituras parceiras.
Brunno Falcão
Equipe de Comunicação do Crea-GO
(Com informações de Rafael Freitas/Prefeitura de Aparecida de Goiânia)
Fotos: Alex Malheiros
Notícias
Lamartine Moreira e Dolzonan Mattos dialogam sobre pautas em comum Crea-GO disponibiliza cartilha sobre o combate à dengue nos canteiros de obras Valores das Anuidades 2025 Crea-GO terá horários especiais de funcionamento nas últimas semanas do ano Crea-GO e Funape-UFG dialogam sobre parceria