A programação técnica do Congresso segue até 12 de novembro
Publicado: 11/11/2021 - Fonte: Equipe de Comunicação do Crea-GOEm 11 de novembro, o Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira, presidente do Crea-GO, participou de outros dois momentos da programação técnica do XXI Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias (Cobreap). Durante a manhã, ele foi um dos debatedores do tema “Certificação Profissional: uma tendência do mercado”. À tarde, Lamartine coordenou o painel “Lei de Inspeção Predial: uma proposta do grupo de trabalho do Ibape-GO”.
O primeiro debate, que foi coordenado pelo Eng. Civ. e Seg. Trab. Radegaz Nasser Júnior, contou com uma palestra ministrada pelo Eng. Civ. Luiz Henrique Cappellano, presidente do Ibape-SP. Em sua fala, Cappellano fez uma apresentação detalhada sobre o processo de certificação em Engenharia de Avaliações, destacando sua importância pra os profissionais nos cenários atual e futuro do mercado.
Após a apresentação, seguiu-se um debate entre o Eng. Civ. Wilson Lang, presidente do Conselho Consultivo do Ibape Nacional; o Eng. Civ. Ricardo Veiga, que já foi conselheiro do Crea-GO; e o presidente do Regional goiano, Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira. Na oportunidade, Lamartine defendeu que é necessário que os profissionais se valorizem.
“Não podemos ser bons em tudo; cada um tem sua especialidade. Como ser um perito se nunca foi em uma obra, se não tem vivência? Temos que saber para onde queremos ir. Por isso a certificação é tão salutar: ela define onde cada um tem sua atuação especializada. Precisamos definir o nosso escopo de trabalho para que a sociedade nos reconheça como bons profissionais. Não adianta eu executar trabalhos de áreas que eu não domino e o cliente ficar insatisfeito”, destacou o presidente do Crea-GO.
Já no período da tarde, Lamartine Moreira foi o responsável por coordenar debate sobre “Lei de Inspeção Predial: uma proposta do grupo de trabalho do Ibape-GO”. Juntamente com os engenheiros civis Ana Cristina Rodovalho e Gustavo Reis Campos discutiram a política Estadual e a obrigatoriedade da Inspeção periódica de obras públicas e privadas executadas no estado de Goiás.
Em sua fala, a Eng. Civ. Ana Cristina Rodovalho frisou que “atualmente, em Goiás, não existe rotina ou obrigatoriedade de vistoria das obras de uma maneira geral, tanto as públicas quanto privadas. Essa falta de obrigatoriedade coloca a sociedade em insegurança, desvaloriza imóvel, o patrimônio e a segurança de uso”, destacou. Uma marquise que não é vistoriada periodicamente, por exemplo, pode vir a ruir”. Na opinião da engenheira a vistoria é fundamental para que a que se mantenha e conserve o imóvel, tanto do ponto de vista imobiliário, o valor do imóvel, quanto a durabilidade e a segurança de uso.
O XXI Cobreap é realizado pelo Ibape Nacional e pelo Ibape Goiás no K Hotel, em Goiânia, e tem o Crea-GO entre seus patrocinadores. O evento segue até o dia 12, com o tema “Vistoria e Técnica: segurança da sociedade”.
Brunno Falcão / Doris Costa
Equipe de Comunicação do Crea-GO
Notícias
Crea-GO lança novo layout para o preenchimento de ART Um dia após a posse, Câmaras Especializadas do Crea-GO realizam reuniões de trabalho Crea-GO empossa novos conselheiros durante a 1º Plenária de 2025 Crea-GO e Agrodefesa alinham Acordo de Cooperação Técnica Crea-GO disponibiliza cartilha sobre o combate à dengue nos canteiros de obras