Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

Estamos online!

menu

Artigo de Lamartine Moreira é destaque em Caderno de Opinião Pública

O texto fala das vantagens de se cultivar uma horta sustentável e saudável em pequenos espaços

Publicado: 10/12/2021 - Fonte: Equipe de Comunicação do Crea-GO




O artigo "Horta  Sustentável:  alimentação prática de saudável", do presidente do Crea-GO, Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira, ganhou destaque, na última terça  (7/12), no caderno de Opinião Pública, do Jornal Diário da Manhã, de Goiânia. 

No texto, Lamartine Moreira descreve como o Crea desenvolveu o projeto Horta Caseira Sustentável. Desde 2016, o projeto tem como objetivo estimular o cultivo de hortaliças, utilizando estrutura simples, econômica, ocupando pequenos espaços, por meio da técnica da hidroponia, na qual o solo é substituído por uma solução nutritiva que contém os elementos essenciais ao desenvolvimento das plantas. O resultado é uma planta mais forte e sadia, preservando sua qualidade nutricional.

A ideia do Crea é que a horta hidropônica seja implantada em residências, estabelecimentos assistenciais, escolas, empresas e outros ambientes em que haja um agrupamento de pessoas que façam refeição no local. Entre as vantagens da horta caseira hidropônica estão um crescimento mais rápido das plantas; maior produtividade; aumento da proteção conta ataque de praças e doenças sem o uso de agrotóxicos; possibilidade de plantio em qualquer época, com menores riscos diante das adversidades climáticas; baixos custos operacionais; baixa demanda de mão de obra; reduzido uso de espaços e maior sanidade alimentar.

Para incentivar a produção com a técnica da hidroponia, o Crea-GO fornece gratuitamente aos interessados modelos básicos de hortas caseiras, com a relação dos materiais necessários e um passo a passo ilustrado para sua construção. Para ter acesso ao projeto, as entidades interessadas devem enviar ofício para a  Coordenadoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade,  aos cuidados dos engenheiros Marcella Castro ou Áquila Levindo, nos seguintes e-mails: [email protected] ou [email protected].

 

Doris Costa
Equipe de Comunicação do Crea-GO