Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

Estamos online!

menu

Fieg debate com Enel exigências técnicas para novos empreendimentos imobiliários

Reunião, promovida pela Câmara da Indústria da Construção, teve participação de lideranças empresariais para apresentação de pleitos do setor

Publicado: 14/12/2021 - Fonte: Equipe de Comunicação da Fieg




A Câmara da Indústria da Construção (CIC) da Fieg, liderada pelo empresário Sarkis Nabi Curi, promoveu ontem (13/12) reunião de empresários e lideranças do setor com o diretor de Operações de Infraestrutura e Redes da Enel Distribuição Goiás, José Luis Salas. O encontro, realizado na Casa da Indústria, buscou apresentar pleitos do segmento de construção civil quanto à Instrução Normativa 942, atualizada em setembro pela companhia. A reunião foi acompanhada pelos presidentes da Fieg, Sandro Mabel, e do Conselho Temático de Infraestrutura (Coinfra) da federação, Célio Eustáquio de Moura.

A normativa, editada pela Enel, estabelece condições técnicas mínimas exigidas para o fornecimento de energia elétrica, em tensão primária de distribuição, às instalações consumidoras atendidas pela distribuidora. O regulamento impacta todo setor de construção civil, sobretudo empreendimentos já lançados no mercado.

Na oportunidade, foram apresentadas sugestões para ajuste da instrução normativa, além de discutidas soluções para otimizar a relação entre projetistas das incorporadoras e construtoras com o setor de análise de projetos da companhia de energia elétrica. 

Foi deliberada a formação de grupo de trabalho para discussão de questões específicas, dedicadas à orientação de empreendimentos já lançados e em estágio de obra. Paralelamente, foi acertada a avaliação dos pleitos do setor para ajustamentos na IN 942, buscando unificar a normativa nos quatro Estados atendidos pela Enel para melhoria do mercado imobiliário. Uma nova reunião já foi agendada para a próxima semana – quarta-feira (22/12) –, na Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO), buscando dar andamento às tratativas.

O diretor da Enel, José Luis Salas, explicou sobre as padronizações implementadas pela companhia nos Estados do Ceará, Rio de Janeiro, de São Paulo e Goiás. No total, os investimentos superam R$ 4 bilhões no biênio 2020-2021, com objetivo de melhorar a qualidade do serviço.

Na avaliação do presidente da CIC-Fieg, Sarkis Nabi Curi, o encontro foi extremamente produtivo. "Saímos da reunião com diálogo aberto, com a criação do grupo de trabalho, envolvendo três áreas estratégicas: Normas, Aprovação de Projetos e Mercado", afirmou, reiterando que nesta terça-feira (14/12) já serão apresentadas as sugestões levantadas pelo setor à Enel.

A reunião da CIC com a Enel foi acompanhada pelos presidentes da Ademi, Fernando Coe Razuk, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), Eng. Civ. , Agric. E Seg. Trab. Lamartine Moreira Junior, e do Sindicato dos Engenheiros no Estado de Goiás (Senge-GO),  Eng. Eletric. Gerson Tertuliano; pelo diretor da Faculdade Senai Fatesg, Dario Queija de Siqueira; e por representantes de diversas empresas incorporadoras e de projetos.

 

Equipe de Comunicação da Fieg

 



Fieg 2.jpeg