Fieg debate com Enel exigências técnicas para novos empreendimentos imobiliários

Reunião, promovida pela Câmara da Indústria da Construção, teve participação de lideranças empresariais para apresentação de pleitos do setor

Publicado: 14/12/2021 - Fonte: Equipe de Comunicação da Fieg

A Câmara da Indústria da Construção (CIC) da Fieg, liderada pelo empresário Sarkis Nabi Curi, promoveu ontem (13/12) reunião de empresários e lideranças do setor com o diretor de Operações de Infraestrutura e Redes da Enel Distribuição Goiás, José Luis Salas. O encontro, realizado na Casa da Indústria, buscou apresentar pleitos do segmento de construção civil quanto à Instrução Normativa 942, atualizada em setembro pela companhia. A reunião foi acompanhada pelos presidentes da Fieg, Sandro Mabel, e do Conselho Temático de Infraestrutura (Coinfra) da federação, Célio Eustáquio de Moura.

A normativa, editada pela Enel, estabelece condições técnicas mínimas exigidas para o fornecimento de energia elétrica, em tensão primária de distribuição, às instalações consumidoras atendidas pela distribuidora. O regulamento impacta todo setor de construção civil, sobretudo empreendimentos já lançados no mercado.

Na oportunidade, foram apresentadas sugestões para ajuste da instrução normativa, além de discutidas soluções para otimizar a relação entre projetistas das incorporadoras e construtoras com o setor de análise de projetos da companhia de energia elétrica.

Foi deliberada a formação de grupo de trabalho para discussão de questões específicas, dedicadas à orientação de empreendimentos já lançados e em estágio de obra. Paralelamente, foi acertada a avaliação dos pleitos do setor para ajustamentos na IN 942, buscando unificar a normativa nos quatro Estados atendidos pela Enel para melhoria do mercado imobiliário. Uma nova reunião já foi agendada para a próxima semana – quarta-feira (22/12) –, na Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO), buscando dar andamento às tratativas.

O diretor da Enel, José Luis Salas, explicou sobre as padronizações implementadas pela companhia nos Estados do Ceará, Rio de Janeiro, de São Paulo e Goiás. No total, os investimentos superam R$ 4 bilhões no biênio 2020-2021, com objetivo de melhorar a qualidade do serviço.

Na avaliação do presidente da CIC-Fieg, Sarkis Nabi Curi, o encontro foi extremamente produtivo. "Saímos da reunião com diálogo aberto, com a criação do grupo de trabalho, envolvendo três áreas estratégicas: Normas, Aprovação de Projetos e Mercado", afirmou, reiterando que nesta terça-feira (14/12) já serão apresentadas as sugestões levantadas pelo setor à Enel.

A reunião da CIC com a Enel foi acompanhada pelos presidentes da Ademi, Fernando Coe Razuk, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), Eng. Civ. , Agric. E Seg. Trab. Lamartine Moreira Junior, e do Sindicato dos Engenheiros no Estado de Goiás (Senge-GO),  Eng. Eletric. Gerson Tertuliano; pelo diretor da Faculdade Senai Fatesg, Dario Queija de Siqueira; e por representantes de diversas empresas incorporadoras e de projetos.

Equipe de Comunicação da Fieg

Fieg 2.jpeg