Crea-GO treina novos conselheiros regionais

12º Seminário de Conselheiros apresentou informações aos profissionais que passam a compor o Plenário goiano em 2022

Publicado: 13/01/2022 - Fonte: Equipe de Comunicação do Crea-GO

Lamartine Moreira deu as boas-vindas aos participantes do Seminário

O Crea-GO promoveu, na tarde de 12 de janeiro, seu 12º Seminário de Conselheiros. Voltado para os 38 profissionais que passam a compor o Plenário do Conselho goiano em 2022, o evento visou apresentar o Regional aos novos conselheiros, além de tratar das funções e responsabilidades que terão no exercício de seus mandatos no triênio 2022-2024.

Abertura

O presidente do Crea-GO, Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira foi quem deu as boas-vindas aos profissionais que puderam comparecer presencialmente ao 12º Seminário de Conselheiros. Em sua fala, o presidente do Regional destacou a importância dos conselheiros. “Estamos aqui em prol da defesa de nossos profissionais que estão lá fora e que anseiam por nossas deliberações, vocês defendem os interesses de todos eles. É com grande satisfação que nós, do Crea-GO, recebemos vocês em nossa casa”, frisou.

Programação

A programação do Seminário de Conselheiros foi composta por sete apresentações. Na primeira delas, a Eng. Civ. Rosana Bandão, gestora do Departamento Técnico do Crea-GO, apresentou o Organograma do Conselho. Abordando a estrutura administrativa do Crea, a gestora mostrou atividades básicas de todas as unidades administrativas do Conselho para que o conselheiro tenha certa familiaridade com os termos, sabendo a quem se reportar no caso de alguma demanda ou necessidade.

A engenheira também apresentou os procedimentos do Departamento Técnico. “Foram mostrados, de uma maneira mais específica, a organização e funcionamento do Departamento Técnico, já que esse Departamento trabalha de maneira próxima aos conselheiros, tanto no assessoramento, quanto na pré-análise de processos”, resumiu Rosana.

Gestora do Departamento de Apoio ao Colegiado, Karolinne Luiza ministrou palestra com o tema “Procedimentos do Colegiado: pagamentos de diárias, deslocamento, jeton, prazos de processos, convocações e controle de faltas”. A gestora apresentou o colegiado, a parte administrativa da função do conselheiro, a forma de convocação, como é organizada a reunião, como são distribuídos os processos para os conselheiros, o tempo que eles têm para essa demanda. Karolinne ainda abordou os pagamentos de diárias, deslocamentos e demais custos relativos às atividades dos conselheiros.

Abadilene Marques, gestora da Coordenadoria de Cerimonial, Cursos e Eventos do Crea-GO, por sua vez, apresentou uma “Visão geral da Comunicação do Crea-GO”. Em sua fala, Abadilene abordou a importância do envolvimento efetivo dos conselheiros nas ações de comunicação do Crea. “Como conselheiros, esses profissionais passam a ser nossos porta-vozes perante a sociedade, então, precisamos estar alinhados”.

Já o coordenador de Educação do Crea, Eng. Agr. e Seg. Trab. Ariston Alves Afonso, falou sobre a “Atuação da Coordenadoria de Educação e Atribuições Profissionais”, abordando a Resolução nº 1.173, que trata de cadastramento de cursos e cadastramento de instituições de ensino para fins de liberação de registro profissional e também sobre os procedimentos de registro.

Divino Terenço Xavier, procurador jurídico do Crea-GO, participou da programação de maneira virtual, palestrando sobre o tema “Funcionamento do Poder Judiciário e processos administrativos no âmbito do Crea-GO”. Em sua fala, Divino apresentou um breve esboço do funcionamento do Poder Judiciário no que se relaciona às atividades do Crea-GO. O procurador jurídico também falou sobre os processos administrativos, com os quais os conselheiros lidam no dia a dia de suas atividades.

A programação foi encerrada com a apresentação do presidente Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira, sobre a Presidência do Crea-GO. Na oportunidade, Lamartine apresentou as funções da Presidência e conclamou os novos conselheiros para, juntos, “cumprir essa responsabilidade de forma rigorosa, sem interesse pessoal, individual ou de pequenos grupos, mas para defender milhares de profissionais das Engenharias, da Agronomia e das Geociências de Goiás”.

Composição do Plenário

O Plenário do Crea-GO é constituído pelo presidente e por conselheiros regionais, brasileiros, diplomados nas áreas da Engenharia, da Agronomia, Geologia, Geografia e da Meteorologia, representantes de instituições de ensino superior e entidades de classe de profissionais do Sistema Confe/Crea. O exercício da função de conselheiro regional é gratuito e honorífico.

Atualmente, o Plenário goiano é constituído por 86 conselheiros, sendo 44 efetivos e 42 suplentes. O período de mandato de conselheiro regional tem duração de três anos, iniciando-se no primeiro dia do primeiro ano e encerrando-se no último dia do último ano do mandato para o qual foi eleito. Anualmente, há a renovação de um terço do Plenário.

Brunno Falcão
Equipe de Comunicação do Crea-GO

SEMINARIO_CONSELHEIROS_02.JPG Lamartine Moreira deu as boas-vindas aos participantes do Seminário
SEMINARIO_CONSELHEIROS_03.JPG Rosana Brandão apresentou o organograma do Crea-GO e os procedimentos do Departamento Técnico