Crea-GO empossa conselheiros para o triênio 2022-2024

Trinta e oito novos profissionais passaram a compor o colegiado goiano na primeira Sessão Plenária de 2022

Publicado: 18/01/2022 - Fonte: Equipe de Comunicação do Crea-GO

Na 859ª Sessão Plenária Ordinária do Crea-GO, a primeira reunião do ano, realizada em 17 de janeiro, o presidente do Conselho, Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira, deu posse a 38 profissionais que passam a compor o Plenário goiano (confira lista abaixo). São profissionais indicados por entidades de classe ou instituições de ensino superior das Engenharias, Agronomia e Geociências que exercerão seus mandatos como conselheiros, titulares e suplentes, para o triênio 2022-2024.

Atualmente, o Plenário do Crea-GO é composto pelo presidente e 86 conselheiros, sendo 44 efetivos e 42 suplentes. O período de mandato de conselheiro regional tem duração de três anos, iniciando-se no primeiro dia do ano e encerrando-se no último dia do último ano do mandato para o qual foi eleito. Anualmente, há a renovação de um terço da composição. O exercício da função de conselheiro regional é gratuito e honorífico.

Falando em nome dos recém-empossados, a Eng. Civil Mayuma de Oliveira Peres destacou: “todos sabemos que é da nossa atribuição participar efetivamente das Plenárias, tratando de assuntos de grande importância para a classe, como fiscalização e aprimoramento do exercício profissional. Eu espero, então, que a partir de hoje, sempre que estivermos exercendo a nossa função de conselheiros, estejamos sempre focados em fazer deste triênio um marco de boas decisões, pensando no fortalecimento da classe, no bem da sociedade e na excelência de serviços de engenharia prestados em qualquer área que seja”.

O reitor da Universidade de Rio Verde (UniRV), Alberto Barella Netto, discursando como representante das instituições de ensino, por sua vez, frisou seu desejo de que o Crea-GO “continue atuando com seriedade, comprometimento e compromisso com as instituições de ensino”. O reitor ainda completou: “é muito bom as instituições sérias terem a certeza de que este Conselho olha para aquelas que não pensam só no mercado. Fico muito feliz de termos nossos representantes como conselheiros e coloco a UniRV à disposição do Crea”.

O Eng. Eletric. Gerson Tertuliano, presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de Goiás (Senge-GO), foi quem falou em nome das entidades de classe. Em seu discurso, Tertuliano desejou sucesso aos conselheiros. “Vamos ter um ano muito difícil; um ano de desafios. Que este Conselho continue representando a Engenharia, a Agronomia e as Geociências. Desejo que todos tenham um pleno exercício neste mandato. Também coloco o Sindicato à disposição do Conselho para, juntos, conquistarmos uma Engenharia mais forte”, frisou.

Conselheiro federal pelo Estado do Maranhão, o Eng. Eletric. Genilson Pavão também participou da solenidade e fez uso da palavra. Em sua oportunidade, o profissional ressaltou se sentir honrado em participar da Plenária de Posse do Crea-GO. “Gostaria de desejar toda a sorte do mundo aos novos conselheiros e conselheiras e também aos reconduzidos ao cargo. Devemos acreditar que podemos fazer a diferença. Esse espírito que me levou, do lugar que vocês estão hoje, ao Conselho Federal, a última instância do Sistema Confea/Crea e Mútua. E eu gostaria de dizer que nós, do Federal, estamos abertos a ouvi-los. Queremos a mudança”, afirmou.

Diretoria 2022

Após a posse dos novos conselheiros, o Plenário votou a composição da Diretoria do Regional para o ano de 2022. Neste ano, acompanham o presidente Lamartine Moreira na Diretoria do Crea-GO: Eng. Civ. Marisa Pignataro (1ª vice-presidente), Eng. Civ. Aureliano Feitosa Junior (2º vice-presidente); Eng. Agr. Daniela Rézio (1ª diretora administrativa); Eng. Eletric. Urias Fleury (2º diretor administrativo); Eng. Amb. Wanessa Rocha (1ª diretora financeira); e Eng. Civ. William de Souza (2º diretor financeiro).

Palavra do presidente

Em sua fala durante a 859ª Sessão Plenária, Lamartine Moreira deu boas-vindas aos conselheiros para o exercício de 2022 do Crea-GO. “É um prazer recebê-los neste Plenário que, a partir desta data, também será local de trabalho para os conselheiros hoje empossados. Juntos, eu, como presidente, e todos os conselheiros e conselheiras que compõem este colegiado, trabalharemos aqui em prol de nossas profissões”, destacou.

Lamartine ainda pediu aos conselheiros: “participem efetivamente das discussões que visam ao fortalecimento das Engenharias, da Agronomia e das Geociências em Goiás. Só com trabalho árduo podemos cumprir o dever que assumimos ao ingressar em nossas funções. Temos compromisso com cada um dos milhares de profissionais registrados no Crea-GO e com toda a sociedade goiana, já que o trabalho que executamos neste Regional, pela natureza de nossas profissões, tem impacto em todo o Estado”.

Novos conselheiros

Abaixo, a lista dos 38 conselheiros - titulares e suplentes - que passam a compor o Plenário do Crea-GO em 2022:

Indicados pela Associação dos Engenheiros e Itumbiara (AENGI):

Titular: Eng. Civil José Armando Sanches Mendonça Niero
Suplente: Eng. Civil Mayuma de Oliveira Peres

Indicados pela Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas - Seção de Goiás (ABEE-GO):

Titular: Eng. Eletricista Pertersonn Gomes Caparrosa Silva
Suplente: Eng. Eletricista Bruno dos Santos Aguiar

Indicados pela Associação dos Engenheiros Agrônomos de Goiás (AEAGO):

Titular: Eng. Agrônomo José de Souza Reis Filho
Suplente: Eng. Agrônomo Guilherme Quaglioz Costa

Indicados pela Universidade Estadual de Goiás (UEG):