Fiscalização do Crea-GO destaca o papel de proteção da sociedade

Agentes de fiscalização percorreram mais de 30 mil quilômetros por mês em Goiás

Publicado: 08/02/2022 - Fonte: Equipe de Comunicação do Crea-GO

Em 2021, os agentes de fiscalização do Crea-GO, percorreram aproximadamente 384 mil quilômetros, sendo 32 mil quilômetros por mês orientando e prevenindo a prática ilegal de engenheiros e agrônomos, bem como de outros profissionais que atuam de forma indevida, por exemplo, em lavouras, construções e reformas. Atualmente, a equipe conta com 44 colaboradores, que desenvolvem o trabalho administrativo e de campo. No ano passado foram realizadas 60.451, diligências.

Durante a Sessão Plenária, realizada na tarde desta segunda-feira, 07/02, o gestor de fiscalização do Crea-GO, Eng. Civ. Jeorge Frances, destacou a função do agente de fiscalização e o que a população espera do profissional. “Quando chegamos para averiguar o cumprimento das exigências a maioria das pessoas espera que o agente embargue a obra, paralise empresas irregulares como se tivéssemos poder de polícia, mas pelo contrário, fazemos um trabalho preventivo”, afirma.

O Departamento de fiscalização do Crea-GO, fiscaliza se o empreendimento tem responsável técnico, se tem placa de obra contendo informações básicas, e se foi feito o registro de Anotação da Responsabilidade Técnica (ART), dentre outras atividades. Observando todos os fatos no momento da visita, seguem-se os processos cabíveis para garantia da segurança à sociedade. A falta de registro de ART e o exercício ilegal da profissão são os principais tipos de infrações, seguida de infrações cometidas por leigos.

Em 2021 a equipe segue empenhada no planejamento 2021/2022 com focos de atenção em integrar a fiscalização do Crea-GO com demais Creas, e na fiscalização de lavouras por imagens, de Hospitais, e de espaços públicos e privados. Para isso, o DFISC, capacita os colaboradores, investe em insumos tecnológicos e estímulos para maior produtividade.

A integração do planejamento das atividades da equipe com os sistemas de inteligência implantados pelo Conselho, como o Business Intelligence (BI) e o Sistema de Informação Geográfica (SIG), permite a comunicação entre os Creas, trazendo informações atualizadas do empreendimento onde é executada qualquer atividade das Engenharias, da Agronomia e Geociências.

Gracielly Oliveira

Equipe de Comunicação do Crea-GO