Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

Estamos online!

menu

Mútua e Sebrae lançam Programa Profissional Empreendedor

Iniciativa pretende estimular o empreendedorismo e melhorar a gestão de pequenos negócios ligados à Engenharia, à Agronomia e às Geociências

Publicado: 08/03/2022 - Fonte: Equipe de Comunicação Sebrae-GO


Carlos Vilhena (E), Lamartine Moreira, Antônio Carlos Neto, Francisco Almeida, Waldir Duarte Filho


Promover e fomentar práticas empresariais mais sólidas, sustentáveis, e com profissionais mais competitivos em suas relações comerciais. Esse é o objetivo do Programa Profissional Empreendedor lançado nesta segunda-feira, 07/02, no auditório do Sebrae, em Goiânia, Goiás. O programa foi criado por meio da parceria entre a Mútua , Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-GO  e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás, Sebrae-GO.  

Para o presidente do Crea-GO,  eng. civ, agric. e seg. trab. Lamartine Moreira, a iniciativa que nasceu em Goiás e será levado para o restante do país é um incentivo aos mais de 32 mil profissionais das áreas da engenharia, agronomia e geociências do estado  inscritos no Conselho.  “É um programa que vem beneficiar  a todos os profissionais do Sistema Confea/ Crea e Mútua. Um elo de gigantes na valorização dos profissionais”, destaca Lamartine.

Para Francisco Almeida, presidente da Mútua-GO esse é um incentivo para os engenheiros que já montaram a empresa e os que ainda pretendem montar uma.  “Esse é um projeto piloto que tem tudo para dar certo, além de ser uma chance de o profissional crescer com planejamento. Temos a chance de utilizar da expertise do Sebrae-GO para empreender”, destaca Francisco.

Marcelo Lessa Medeiros Bezerra, diretor de Atendimento e Relacionamento do Sebrae-GO, lembra que o programa aumenta as oportunidades de emprego e renda, além de fomentar a economia de Goiás. “O Sebrae-GO desenvolveu uma trilha de capacitação divida em três passos: A primeira trilha se dirige aos profissionais recém-graduados, a segunda aos que atuam no mercado, como autônomos ou em equipes de empresas, enquanto a terceira é feita para empresários de micro e pequenas empresas”,  ressalta Marcelo.

Trilhas de capacitação

A parceria oferta três trilhas de capacitação: com foco no desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes requeridas para o profissional moderno, estimulando-o a ver novas oportunidades de desenvolvimento pessoal e empresarial. Além disso, as trilhas permitem, também, capacitar profissionais para melhorar a gestão da carreira e do seu negócio.

A primeira etapa do trabalho ocorre de 7 a 31 de março e envolve a Sensibilização, uma campanha para divulgar e mobilizar os profissionais da área tecnológica a aderirem ao programa, enfatizando os benefícios envolvidos, como, por exemplo: sintonia para se tornar um profissional do futuro, ampliar as oportunidades e descobrir maneiras para fazer o negócio sobreviver, profissionalizar a gestão e valorizar as histórias de vida de empreendedores, aproveitando essa experiência para inspirar e superar desafios e vitórias ao longo da jornada. 

A segunda etapa é a adesão, quando é aplicado o diagnóstico para identificar os perfis e como os profissionais desejam realizar sua trilha de desenvolvimento. Nesta etapa, os inscritos são acompanhados por um profissional comportamental, que faz a triagem dos perfis e monitora os participantes.

A partir daí, a terceira etapa começa com as trilhas de desenvolvimento, disponibilizadas de acordo com os perfis identificados. Elas incluem eventos presencias, cursos online, vídeos, e-books, capacitação geral e um conjunto de sete webinars sobre gestão financeira, planejamento estratégico, relações trabalhistas e terceirização, formalização de empresa, tributos e obrigações, entre outros temas. Essas atividades ocorrem entre abril e maio.

Empretec

Nos meses de maio e junho, os 50 primeiros participantes que concluírem as trilhas de desenvolvimento ganham o direito de participar de duas turmas do Empretec: um dos principais programas de formação de empreendedores no mundo. O Empretec é um seminário intensivo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e promovido em 40 países. No Brasil, o Empretec é realizado há 25 anos, exclusivamente pelo Sebrae. São 60 horas de capacitação, com atividades práticas e cientificamente fundamentadas, que mostram como agem os empreendedores de sucesso e quais são os dez comportamentos característicos desses perfis, além de uma imersão de seis dias com desafios para despertar comportamentos empreendedores.

Todas as etapas são monitoradas, à distância, por um consultor especialista, que oferece suporte e mentoria, coletiva ou individual, e mensuração dos resultados para avaliar a transformação gerada.

 

Gracielly Oliveira
Equipe de Comunicação Crea-GO

Fotos: @silviosimoes_fotografia/Sebrae-GO



Francisco Almeida - presidente mutua.jpeg Eng. Agr. Francisco Almeida - presidente da Mútua
Lamartine Moreira - Presidente Crea.jpeg Eng. Civ, Agric. e Seg. Trab.Lamartine Moreira - presidente do Crea-GO