Presidente Lamartine Moreira participa da inauguração do novo prédio do Crea-AM

Obra faz parte do projeto de revitalização e ampliação depois de 25 anos de espera

Publicado: 28/03/2022 - Fonte: Equipe de Comunicação Crea-AM

O presidente do Crea-GO, eng. civ, agric. e seg. trab. Lamartine Moreira, participou junto ao presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas, eng. civ. Afonso Lins, da inauguração do prédio anexo do Crea Amazonas, batizado Agamenon Nogueira Nobre, em homenagem ao ex-presidente do conselho, um homem simples que conseguia agradar a todos por onde passava.

Para o eng. civ. Afonso Lins, a obra marca a concretização de um anseio antigo. “Todos os profissionais e, também, à sociedade como um todo estavam merecendo um ambiente que refletisse a força e o protagonismo da Engenharia, Agronomia e Geociências amazonense. Ter essa melhoria no ambiente de trabalho facilita tanto de forma interna para os funcionários, como para quem vem aqui”, destaca.

O projeto de reforma e ampliação do Crea-AM visa atender aos critérios básicos de conformidade técnica, segurança e mobilidade para oferecer melhor ambientação e serviços aos colaboradores e usuários. O evento marca uma espera de quase 25 anos e é fruto de uma parceria com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), com recursos do Programa de Desenvolvimento Sustentável (Prodesu).

O presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, lembrou que a engenharia, a agronomia e a geociências trabalha com sonhos, da casa própria, da segurança alimentar, do emprego, da chuva na hora certa. “Somos realizadores de sonhos e hoje realizamos o sonho coletivo do povo amazonense com a inauguração dessa obra. O Confea aprovou dentre outros, uma linha de recursos para obras e reformas de sedes ou de inspetorias, uma forma de retornar os recursos captados pelos próprios Creas”, considerou Joel.

A conselheira federal e coordenadora do Programa Mulher no Amazonas, eng. de pesca, Alzira Miranda de Oliveira se sente honrada em representar as mulheres em um evento tão importante para todos. “Este é um prédio que possibilitará muitos sonhos, para as mulheres e também para os recém-formados. O espaço de coworkink irá dar chance de trabalho para quem não tem condições de ter o seu escritório”, afirma.

O deputado federal, Marcelo Ramos, destacou que regulação profissional é um instrumento de regulamentação da sociedade, uma garantia de que a população receba serviços de pessoas qualificadas. “Os conselhos são órgãos imprescindíveis não só para atestar àqueles que estão habilitados a prestar bons serviços, mas também para fazer o controle ético profissional do exercício da atividade de cada um para que um mau profissional não possa contaminar os bons”, pontuou o deputado.

“É uma alegria participar desse momento de crescimento aqui no Crea Amazonas. Eu vivi esse momento no Crea Goiás em 2020, com a inauguração de ampliação do prédio que foi batizado como Engenheiro Irineu Borges do Nascimento. Um momento de celebração, que quero ver em outras capitais pois é o avanço e o reconhecimento da nossa categoria”, afirmou o presidente do Crea-Go, Lamartine Moreira.

Por fora uma obra bonita, que representa crescimento por fora e por dentro. Representa reconhecimento dos colaboradores, qualidade de trabalho, hoje temos espaço para convivência e capacitações. E, podemos receber melhor nossos profissionais das Engenharias, Agronomia e das Geociências e a sociedade.

Como parte de homenagens, o presidente da Associação Amazonense dos Engenheiros de Segurança do Trabalho (AAMEST), geol. e eng. seg. trab. Luiz Cláudio Rocha, entregou o título de personalidade do ano a Afonso Lins e de profissional do ano em saúde de segurança de trabalho ao eng. eletric. Amarildo Lima. O representante da Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos Industriais do Estado do Amazonas, eng. mec. Wagner Ornellas entregou certificados de agradecimento aos presidentes Joel Krüger e Afonso Lins pelos serviços prestados à sociedade.

O prédio conta com três pavimentos que somam 712,86 metros quadrados, com escritórios compartilhados, auditório e salas de reuniões. Além de moderno, o novo prédio é adaptado para pessoas com deficiência física.

Gracielly de Oliveira
Equipe de Comunicação do Crea-GO