Abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza e drenagem urbanas, além do manejo dos resíduos sólidos na capital foram assuntos no evento
Publicado: 20/04/2022 - Fonte: Secom Prefeitura de GoiâniaA Agência de Regulação de Goiânia (AR) realizou reunião do Fórum Social de Debates sobre Saneamento Básico, em Goiânia, nesta quarta-feira (20), no Salão Nobre do Paço Municipal. O Fórum foi criado para assegurar o controle social da prestação dos serviços essenciais de saneamento na capital. O conselheiro do Crea-GO, eng. civ. Saulo Christian Pereira Vicente de Almeida e o assessor institucional, eng. civ. Antônio de Pádua Teixeira representaram o presidente do Crea-GO, Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira no evento.
O Fórum Social de Debates sobre Saneamento Básico foi criado pelo decreto n°1.843/2017, a partir de proposta da AR com o objetivo de assegurar a participação da sociedade civil no acompanhamento à adequada execução dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza e drenagem urbanas, além do manejo dos resíduos sólidos na capital.
Na ocasião, também foi feita a indicação dos representantes para compor as câmaras técnicas de assessoramento do Conselho de Gestão e Regulação, instância máxima de deliberação da regulação dos serviços de saneamento.
O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz Goiânia parabenizou as entidades presentes no evento e a população que se interessa sobre o assunto importante para a sociedade. Ele destacou que Goiânia tem mais de 1,6 milhão de habitantes e está crescendo a passos largos. “A Agência de Regulação tem feito o acompanhamento junto à Saneago para saber os números reais de drenagem e fornecimento de água e esgotamento sanitário. Acredito que estamos no caminho certo para que a capital cresça. A Prefeitura já interrompeu obras de asfalto em bairros de Goiânia, porque não tinha galeria pluvial”, lembrou o prefeito.
O conselheiro do Crea-GO, Saulo Christian de Almeida ressaltou a importância da temática tratada no Fórum para a população da capital. “Quando falamos em saneamento básico estamos falando de qualidade de vida e processos de economicidade para a administração pública. Quando se investe em saneamento se economiza três vezes em saúde pública”, considerou o engenheiro.
O presidente da Apae de Goiânia, Albanir Pereira Santana, destacou a importância de eventos como esse com participação da sociedade. “Essa é uma oportunidade de dar voz à comunidade. Participo, e levo as tratativas e decisões para a população da entidade. Em muitos assuntos, Infelizmente ainda falta conscientização da população”, comentou.
A AR tem entre os objetivos principais, o de promover e zelar pela eficiência técnica, economicidade e boa qualidade dos serviços públicos delegados, submetidos à sua competência regulatória, propiciando condições de regularidade, continuidade, segurança, atualidade, universalidade e modicidade das tarifas, além de promover a participação de representações dos usuários dos serviços públicos delegados nos fóruns de discussões relativos às atividades e competências da Agência, notadamente nos debates sobre regulação, controle e fiscalização.
Gracielly Oliveira
Equipe de Comunicação do Crea-GO
Notícias
O Crea-GO nos protege, nos orienta e nos representa Inteligência Artificial na Engenharia é tema de palestra em Ceres Conselho Regional apoia iniciativas que fortaleçam a logística reversa CREA-GO Jovem realiza atividades educacionais e técnicas em diversas instituições de Goiás Participe da Eleição do Plenário do Crea-GO