Município de Goiânia realiza pesquisa para elaborar o PlanMobGyn

A análise será fundamental para que a administração pública seja capaz de desenvolver um Plano Diretor de Mobilidade de Goiânia que atenda toda a população

Publicado: 04/05/2022 - Fonte: Equipe de Comunicação do Crea-GO

O Crea-GO está apoiando o Município de Goiânia na realização da pesquisa “Por onde você anda?”, para levantamento de dados que possam contribuir para o desenvolvimento do Plano Diretor de Mobilidade de Goiânia que atenda toda a população.

Nessa pesquisa, o papel do Conselho é solicitar aos profissionais responsáveis pelas execuções de obras nos municípios conurbados com ela (Abadia de Goiás, Aparecida, Goiânia, Goianira, Senador Canedo e Trindade), que incentivem seus funcionários residentes em Goiânia, ou que trabalhem no município, a responderem à pesquisa. O resultado será fundamental para mostrar a movimentação destas pessoas no seu dia a dia fazendo com que a administração pública seja capaz de propor alternativas de transporte mais eficientes para este grupo populacional.

Para o professor do Instituto Federal de Goiás (IFG), eng. civ. Marcos Rothen, o PlanMobGyn é fundamental para o planejamento da mobilidade em Goiânia. “A pesquisa permitirá que os planejadores da mobilidade conheçam os movimentos que as pessoas fazem, ou seja, saber quantas pessoas vão de um bairro para outro, conhecendo o modo utilizado, a pé, carro, ônibus, bicicleta, etc., a frequência e os horários que são mais comuns”, destaca o professor.

Marcos ainda cita que os benefícios desses resultados podem vir a ser um melhor planejamento, por exemplo, na criação de linhas de ônibus diretas, evitando a necessidade de transbordos, o trânsito que poderá ser melhor planejado, dando prioridades para os trajetos que são mais necessários e até novas avenidas tendo como base os "desejos de viagem" das pessoas, evitando que elas tenham que dar voltas desnecessárias.

​O que é o Plano de Mobilidade de Goiânia?

O Plano de Mobilidade de Goiânia – PlanmobGyn, nasce da necessidade de coletar, diagnosticar e analisar dados da atual situação da mobilidade urbana de Goiânia, envolvendo todos os modos hoje existentes relacionados ao ir e vir da população e de acesso a bens e serviços na capital.

Num segundo momento será realizada a fase de prognóstico do Plano, ou seja, serão pensadas e propostas ações para promover correções e melhorias na mobilidade.

Cheque seu e-mail e participe auxiliando seu funcionário no preenchimento da pesquisa!

Gabriela Menin
Equipe de Comunicação do Crea-GO