Estamos online!

menu

3° encontro do Colégio de Presidentes dos Creas do Centro-Oeste sediado no Crea-MT

“Processo eleitoral, fiscalização e alinhamento entre os Regionais” foram destaques da reunião

Publicado: 19/05/2022 - Fonte: Gerência de Relações Públicas - Crea-MT


Crea-GO participa do 3° encontro do Colégio de Presidentes dos Creas do Centro-Oeste sediado no Crea-MT


Sediado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), nos dias 16 e 17 de maio, o 3° Colégio de Presidentes dos Creas do Centro-Oeste (CPCO), discutiu sobre o processo eleitoral, fiscalização e outros alinhamentos entre os Regionais, que fazem parte do Colégio de Presidentes dos Creas do Centro-Oeste (CPCO).

O presidente do Crea-GO, Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira, foi representado pela 1° vice-presidente do Crea-GO, Eng. Civ. Marisa Pignataro de Sant’Anna. Para ela, o encontro é importante nos quatro estados do centro-oeste, sendo uma oportunidade para compartilhar atividades novas e procedimentos que estão sendo realizados, fortalecendo a opinião dos demais estados. (Acompanhe o vídeo do resumo dos assuntos tratados no CPCO)

“Além da resolução 1.134, as questões dos convênios foi um tema discutido pelos regionais. O Distrito Federal e Goiás vão levantar todos os convênios que os conselhos têm com outras entidades e instituições que será levado ao Colégio de Presidentes Nacional. Outro assunto relevante é o incentivo do uso do Livro de Ordem para o acompanhamento de obras e outras atividades dos Creas. Essa é uma pauta que merece ser retomada”, ressaltou Marisa.

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Eng. Civ. Juares Samaniego, destacou como tema central tratado no encontro o Protocolo do Crea-DF em relação Resolução nº 1.135/2022, que instituiu o Programa de Transferência de Recursos aos Creas para o fortalecimento, aprimoramento e aumento das Ações de Fiscalização do Exercício e das Atividades Profissionais previstas nas Leis n.º 5.194, de 1966, e nº 6.496, de 1977.

“O Crea-MT propõe que a eleição do Sistema passe pela avaliação regional, e não somente pelo controle exclusivamente do Confea. A ideia é que todos os Creas sejam contemplados. Entendemos pela transparência do processo eleitoral, e que cada estado e o Distrito Federal devem fazer sua eleição com controle da Comissão Regional Eleitoral”, detalhou Samaniego.

Se tratando de fiscalização o presidente Crea-MT, defendeu que no Colégio de Presidentes nacional é necessário discutir propostas de mudanças, principalmente relacionadas à lei que está muito antiga, que é de 66. Várias questões foram modificadas. “A nossa meta é a melhoria para todos os Regionais e não somente individualmente”, explanou o presidente do Crea-MT.

A presidente do Crea-DF, coordenadora do CPCO, Eng. Civ. Fátima Có, destacou a importância das reuniões do CPCO para o aprofundamento e troca de experiências da região centro-oeste. “Neste momento temos a oportunidade de aprofundar discussões e tópicos da legislação que são importantes para nós e levar para a apreciação no Colégio de Presidentes. resolução 1.134, que traz toda uma gestão de fiscalização e colocado em discussão. Ficou claro, pelo menos perante os quatro Creas, de não ter como operacionalizar de imediato. Então essa discussão do Centro-Oeste se transformará em proposta para o CP, para ser discutidas com todos os Creas”, explicou a coordenadora do CPCO, Fátima Có.

Também entrou em pauta temas sobre avaliação dos avanços dos Creas do Centro-Oeste, a padronização e procedimento – diagnósticos do Creas e Análise sobre as questões administrativas e de recursos humanos necessários atualmente.

Gracielly Oliveira
Assessoria de Imprensa do Crea-GO
Fonte: Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar – Crea-MT
Fotos: Igor Bastos

 



2.png 1° vice-pres. do Crea-GO, Eng. Civ. Marisa Pignataro de Sant’Anna no 3° CPCO
3.png Crea-GO participa do 3° encontro do Colégio de Presidentes dos Creas do Centro-Oeste sediado no Crea-MT