Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

Estamos online!

menu

Crea implementa projeto de registro de ART anual para assistência técnica em lavouras

Aprovado por unanimidade pelos conselheiros regionais, projeto será implementado a partir de 1º de outubro.

Publicado: 30/09/2019 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO




Com o objetivo de estabelecer regras específicas para registro de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de Obra/Serviço para a atividade de assistência técnica na Agronomia, bem como alterar procedimentos de fiscalização de cédulas rurais, o Crea-GO implementa, a partir de 1º de outubro, projeto aprovado por unanimidade pelos conselheiros regionais na 822ª Sessão Plenária Ordinária, realizada em 5 de agosto.

Com o projeto, será fixado o valor mínimo de assistência técnica por hectare no registro da ART para as culturas do algodão, cana-de-açúcar, feijão, milho, soja, sorgo e outras. Também serão alterados os critérios para registro do documento para a atividade de assistência técnica, quando da fiscalização de cédulas rurais, que não serão mais exigidas quando a propriedade já for abrangida por outra ART, ainda que de área superior.

O mesmo também será aplicado para o caso de várias cédulas rurais de uma mesma propriedade, quando esta já for assistida por um responsável técnico com a devida ART. A regularização do registro de Anotação de Responsabilidade Técnica para diversas culturas e safras será considerada em um mesmo documento.

Ainda de acordo com o projeto, o responsável técnico, no caso de imóvel rural contínuo com mais de uma matrícula, deverá informar no campo de observação da ART o número de todas as matrículas e todos os proprietários. O projeto também prevê a inserção obrigatória, na ART, do polígono georreferenciado da área a ser cultivada na propriedade rural, o que facilitará a fiscalização de lavouras pelo Conselho.

De acordo com o Eng. Contr. Autom. Roger Barcellos, do Departamento de Fiscalização do Crea, responsável por apresentar o projeto aos colaboradores do Regional goiano, a ideia é que “o projeto otimize o processo de fiscalização e registro de ART na Agronomia”.