Crea homenageia CPRM por seus 50 anos

Plenário concedeu diploma de honra ao mérito ao superintendente da CPRM em Goiânia durante Sessão Plenária.

Publicado: 08/10/2019 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

Na noite de 7 de outubro, durante a 825ª Sessão Plenária Ordinária do Crea-GO, o Plenário do Conselho realizou homenagem à Superintendência Regional de Goiânia do Serviço Geológico do Brasil (Sureg-GO/CPRM) pelos serviços prestados ao longo de seus 50 anos. Na ocasião, o conselheiro Geol. Wanderlino Teixeira entregou o diploma de honra ao mérito ao superintendente da CPRM em Goiânia, Geol. Gilmar José Rizzoto.

“Agradeço ao presidente Francisco e aos demais membros do Plenário do Crea por essa honra de receber este diploma pelos 50 anos do Serviço Geológico do Brasil. Temos tentado atuar de forma plena, para passar o melhor do conhecimento para a sociedade brasileira”, agradeceu o superintendente, destacando as três principais áreas de atuação da CPRM: geologia, hidrologia e gestão territorial.

“Um país só detém a soberania quando detém o conhecimento e o Serviço Geológico do Brasil está sempre à disposição de toda a sociedade, incluindo o Crea, para repassar todas as informações que possam auxiliar o desenvolvimento municipal, estadual e federal nas áreas em que atuamos”, completou Gilmar Rizzoto.

Falando em nome do Plenário goiano, o vice-presidente do Crea, Eng. Civ. Ricardo Veiga, destacou a importância do trabalho da CPRM à nação: “um trabalho de informação, muitas das vezes até sigilosa, para que a nação possa ter seu planejamento e o seu avanço em termos de desenvolvimento econômico e tudo mais”. O engenheiro também afirmou ser um privilégio contar com a presença do Serviço Geológico em Goiânia, por meio da Superintendência Regional. “Parabéns a vocês pelo trabalho realizado ao longo desses anos”, finalizou.

O presidente Francisco Almeida, por sua vez, frisou o momento nacional “que não valoriza o conhecimento técnico”. “Se não tivéssemos o trabalho da CPRM no Brasil, prestando informações à sociedade, aos empresários, aos investidores – porque ninguém investe se não houver informações – o Brasil não estaria ocupando o lugar que ocupa hoje na área mineral”, argumentou Almeida.

O presidente do Regional goiano ainda lembrou que o Crea tem tentado interagir mais diretamente com a sociedade, mostrando com o que pode contribuir em termos de desenvolvimento sustentável. E propôs: “queremos um termo de cooperação com a CPRM e estabelecer um projeto para que possamos mostrar para os nossos profissionais e toda a sociedade o trabalho que está sendo desenvolvido pela CPRM e a importância do Serviço Geológico do Brasil para o desenvolvimento estratégico do País”.

O convite foi prontamente aceito pelo superintendente Gilmar Rizzoto. “Buscamos fazer o melhor com os profissionais que temos para atender às demandas da sociedade. Com isso, recentemente, formalizamos um convênio com a UFG, e temos um convênio de longa data com o Instituto Federal Goiano, na tentativa de discutir os temas mais importantes para a sociedade. Então, certamente queremos discutir, em breve, esse termo de cooperação”, arrematou.

Após a homenagem, com a presença de 39 conselheiros regionais, foi dada continuidade às discussões em pauta, que incluíram a apresentação do orçamento do Conselho para o exercício 2020, feita pelo coordenador da Comissão de Orçamento e Tomada de Contas, o conselheiro Eng. Civ. Ricardo Ferreira; e a proposta de criação da Coordenadoria de Cobrança, apresentada pelo superintendente do Crea, Eng. Agr. Helder Borges. Também foram julgados diversos processos oriundos da Comissão de Renovação do Terço, da Comissão de Educação e Atribuição Profissional e outros.

825_PLENARIA_02.JPG À mesa diretora, Gilmar Rizzoto agradece: “é uma honra de receber este diploma pelos 50 anos do Serviço Geológico do Brasil”
825_PLENARIA_03.JPG Falando em nome dos conselheiros, o vice-presidente Ricardo Veiga destaca a importância do trabalho da CPRM à nação
825_PLENARIA_04.JPG O Eng. Civ. Ricardo Ferreira apresenta o orçamento do Conselho para o exercício 2020
825_PLENARIA_05.JPG Helder Borges, superintendente do Crea-GO, propõe a criação da Coordenadoria de Cobrança do Conselho