Worskhop sobre MIP e MID de milho e soja em Ipameri, realizado em 8 de outubro, era o último evento técnico previsto no PAT 2019.
Publicado: 10/10/2019 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GOO Crea-GO, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) promoveram, em 8 de outubro no campus Ipameri da Universidade Estadual de Goiás (UEG), o workshop “Manejo Integrado de Pragas (MIP) e Doenças (MID) das culturas da soja e do milho”.
Além da UEG, o evento também teve o apoio do campus Urutaí do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), do Sindicato Rural, do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (IFAG) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
No evento, o Eng. Agr. Dr. Edson Hirose apresentou o “Manejo Integrado de Pragas (MIP) na cultura da soja”. “Falamos sobre os aspectos gerais das principais pragas da soja, o seu monitoramento, as principais táticas de controle e quais são as implicações do uso adequado do manejo integrado de pragas na redução de custos para o produtor”, resumiu o palestrante.
Em seguida, o Eng. Agr. Dr. Milton Luiz da Paz Lima ministrou a palestra “Manejo Integrado de Doenças (MID) da soja e milho”. “Mostramos alguns sintomas e algumas características de doenças e quais estratégias podem ser implementadas para manejar, levando em consideração alguns aspectos ligados aos controles químico, físico, cultural, genético e biológico, aplicados de uma maneira interdisciplinar, para que as culturas de soja e milho expressem o máximo de potencial”, destacou Milton.
A apresentação sobre o “Manejo Integrado de Pragas (MIP) da cultura do milho” ficou a cargo do Eng. Agr. Dr. Flávio Gonçalves de Jesus, que, em sua fala, abordou as principais pragas e formas de controle na cultura do milho. “Enfatizamos a mudança de sistema de cultivo que está ocorrendo no milho: as integrações entre lavoura e pecuária; o milho na sucessão; milho após milho. Isso tem contribuído para aumentar o número e a dinâmica das pragas na cultura do milho”, explicou o engenheiro agrônomo.
Por fim, o Eng. Agr. André Luiz Cristino Ribeiro mostrou a “Tecnologia da Aplicação”. “Abordamos a segurança do trabalho, a importância de se identificar os alvos e de se fazer uma avaliação correta para adquirir de pontas de pulverização de qualidade, para que consigamos fazer uma aplicação com máxima eficiência. Muitas vezes, os produtores se esquecem do básico, então o intuito é voltar a esclarecer os técnicos da importância desses detalhes. No final, ainda tratamos sobre a regulagem dos equipamentos, para relembrar como é feita a calibragem do pulverizador”, esclareceu André Luiz.
O workshop “Manejo Integrado de Pragas (MIP) e Doenças (MID) das culturas da soja e do milho” realizado em Ipameri foi o último evento previsto no Plano Anual de Trabalho (PAT) 2019, firmado pelo Crea-GO e pela Embrapa Arroz e Feijão, em fevereiro deste ano, visando parceria em 22 eventos técnicos e institucionais em Goiânia e no interior do Estado. No total, 1.762 pessoas participaram dos eventos da parceria.
Em 2019, os eventos do PAT foram referentes aos seguintes temas prioritários: “Manejo Integrado de Pragas (MIP) e Doenças (MID) nas Culturas do Milho e da Soja”, “MIP e MID das Culturas do Algodão e do Tomate”, “Manejo sustentável dos solos em cultivos do Cerrado”, “Manejo de sistemas agrícolas irrigados”, “Agroecologia” e o “Curso de Formação de Responsáveis Técnicos e Auditores da Produção Integrada de Feijões e Pulses”.
Notícias
O Crea-GO nos protege, nos orienta e nos representa Inteligência Artificial na Engenharia é tema de palestra em Ceres Conselho Regional apoia iniciativas que fortaleçam a logística reversa CREA-GO Jovem realiza atividades educacionais e técnicas em diversas instituições de Goiás Participe da Eleição do Plenário do Crea-GO