menu

913ª Sessão Plenária do Crea-GO: balanço de 2025 celebra conquistas na Engenharia, Ética e formação de novas lideranças

Sessão Plenária é marcada pela homenagem aos conselheiros que encerraram seus mandatos em 2025

Publicado: 08/12/2025 - Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Imprensa


913ª Sessão Plenária do Crea-GO


A 913ª Sessão Plenária Ordinária do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), realizada em 8 de dezembro de 2025, marcou o encerramento das atividades do exercício com resultados expressivos e homenagens. Sob a presidência do Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira Junior, a sessão destacou a eficiência operacional do Conselho e a união entre profissionais, academia e entidades de classe.

A primeira vice-presidente, Eng. Civ. Juliana Matos, apresentou o relatório do Grupo de Trabalho (GT) de Inspeção Predial, propondo a prorrogação das atividades por mais um ano, com o objetivo de interiorizar as ações. O GT concentrou esforços no fortalecimento da segurança das edificações e na criação de instrumentos permanentes de orientação técnica.

Em sua fala, Juliana destacou a relevância social do trabalho desenvolvido:

“O GT teve por objetivo o fortalecimento da engenharia na segurança predial. Estamos trabalhando intensamente para que possamos estabelecer diretrizes e fortalecer a inspeção predial, que é tão necessária e que coaduna plenamente com os objetivos do nosso Conselho e com a segurança da sociedade.”

Ela também enfatizou o lançamento da Cartilha de Inspeção Predial e a importância da manutenção preventiva:

“Essa cartilha é tão relevante que se constitui em um instrumento permanente de orientação institucional do Crea-GO. Quando trabalhamos com inspeção predial, estamos trabalhando com manutenção e preservação da vida.”

A coordenação do Crea-GO Jovem, representada por Eliana Marcolino e Victor Silaipi, apresentou um balanço das 90 atividades realizadas em 2025, que impactaram mais de 2.000 pessoas. Entre os destaques estiveram a quarta edição do ENESC Goiás, com 500 participantes, e o crescimento orgânico nas redes sociais.

Eliana Marcolino ressaltou a missão do programa:

“São evidências que mostram no que acreditamos: é o conhecimento aliado à ação que constrói líderes.”

Ao se despedir da coordenação, ela agradeceu a evolução proporcionada pelo Conselho:

“O Crea Jovem foi muito importante não apenas para a minha carreira profissional, mas também para a minha formação pessoal; ajudou-me a evoluir muito.”

Victor Silaipi destacou a estratégia de interiorização do programa:

“Novos diretores estão vindo de outras cidades para que possamos distribuir melhor as ações e ampliar ainda mais nossa rede de contatos e oportunidades.”

O coordenador da Comissão de Ética Profissional, Eng. Civ. Saulo de Almeida, apresentou o balanço das atividades, destacando a superação das metas operacionais em 13%, com a análise de 136 processos e a realização de 218 audiências em 2025. A comissão também conseguiu reduzir o prazo médio de análise processual de 60 para 30 dias.

Saulo ressaltou o compromisso com a justiça técnica:

“Uma orientação que sempre dei às pessoas que estão comigo é: vamos ser justos. Precisamos deixar de lado questões pessoais e julgar aquilo que é justo e técnico. Tentamos ser imparciais o tempo todo e conseguimos.”

Ele também mencionou a atuação em casos graves de fraude no município de Goianésia, envolvendo a falsificação de mais de 200 Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), além de elogiar o sistema tecnológico adotado pelo Regional.

A plenária também celebrou a entrega de certificados de honraria aos conselheiros que encerraram seus mandatos em 31 de dezembro de 2025. Entre os homenageados estavam:

  • Conselheira Titular: Eng. Civ. Anna Karlla Gomes Consorte

  • Conselheiro Suplente: Eng. Civ. José Carlos Carneiro de Sousa

  • Conselheiro Titular: Eng. Agr. Diego Oliveira Ribeiro

  • Conselheiro Suplente: Rogério Marchado Pereira

  • Conselheiro Titular: Eng. Civ. Diogo Veloso Naves Neto

  • Conselheira Suplente: Eng. Civ. Patrícia Ribeiro Argenta

  • Conselheiro Titular: Eng. Mec. Fábio Manoel Sá Simões

  • Conselheiro Suplente: Eng. Mec. e Seg. Trab. Juliano Marcelo de Arruda

  • Conselheiro Titular: Eng. Civ. William Roberto de Souza

  • Conselheiro Titular: Eng. Civ. Henrique Toledo Santiago

  • Conselheira Suplente: Eng. Civ. Stephany Pinheiro Costa Sabota

  • Conselheira Titular: Eng. Agr. Luciana Domingues Bittencourt

  • Conselheira Suplente: Eng. Agr. Héria de Freitas Teles

  • Conselheiro Titular: Eng. Civ. Márcio Elísio Martins de Oliveira

  • Conselheiro Suplente: Eng. Civ. Kleiton Alves Lima

  • Conselheiro Titular: Eng. Sanit. Amb. Marlison Noronha Rosa

  • Conselheira Suplente: Eng. Amb. e Seg. Trab. Fernanda Caroline Romanielo

  • Conselheiro Titular: Eng. Eletric. Murilo Parreira Leal

  • Conselheiro Suplente: Eng. Civ. e Eletric. Stênio Amorim Gomes

  • Conselheiro Titular: Eng. Civ. Ricardo de Alcântara Ferreira

  • Conselheiro Suplente: Eng. Civ. Antônio Rocha Granado

  • Conselheiro Titular: Eng. Quim. e Seg. Trab. Rodrigo Silva Fontoura

  • Conselheiro Titular: Eng. Mec. e Seg. Trab. Walter da Silva Santana

  • Conselheiro Suplente: Eng. Mec. Kleber Cruz de Andrade

Discursando em nome dos conselheiros que encerraram o mandato, o Eng. Civ. Ricardo de Alcântara Ferreira destacou a riqueza da interatividade entre as diversas modalidades da engenharia e das geociências no âmbito do Crea-GO, ressaltando o compartilhamento de conhecimentos entre engenheiros civis, agrônomos, ambientais e eletricistas. Ele também refletiu sobre o papel da profissão diante das rápidas transformações tecnológicas:

“Somos o resultado de séculos de desenvolvimento do conhecimento humano. Saímos da era do rádio e hoje nos deparamos com a inteligência artificial.”

Para ele, a missão final do engenheiro é:

“Devolver à sociedade tudo aquilo que aprendemos para tornar o nosso mundo melhor a cada dia.”

Representando as entidades de classe, o presidente da Associação dos Engenheiros Agronômos de Goiás - Aeago, Eng. Agr. Fernando Honório Guimarães Alves Barnabé, reforçou o papel das associações no desenvolvimento sustentável:

“A fiscalização e a regulamentação são essenciais para garantir a segurança, a ética e a qualidade dos serviços prestados. A engenharia e a agronomia são fundamentais para o progresso e para a qualidade de vida da sociedade.”

Em nome das instituições de ensino, o Magnífico Reitor do Instituto Federal Goiano, professor Elias de Pádua Monteiro, destacou a relação indissociável entre educação e mercado:

“Não há profissão forte sem uma base educacional sólida, e não há educação de excelência sem diálogo com o mundo do trabalho. Que este plenário simbolize não apenas o fechamento de um ciclo, mas a abertura de novas possibilidades para 2026.”

O conselheiro federal Eng. Eletric. Célio de Oliveira, representando o presidente do Confea, Eng. Telecom. Vinícius Marchese, ressaltou que a engenharia brasileira vive um momento de protagonismo e fortalecimento institucional. Ele destacou, ainda, a atuação de Goiás no cenário nacional:

“Goiás está muito bem representado no Confea. O presidente Lamartine é uma figura sempre presente, cobrando e demandando as melhorias que o nosso Regional necessita.”

Um momento muito marcante também da sessão foi a homenagem ao colaborador Natal Pereira, pelos 42 anos de serviços prestados ao Conselho. Ao se despedir para a aposentadoria, ele agradeceu à família, aos colegas, aos conselheiros e ao Presidente:

“Foram 42 anos de dedicação ao Crea-GO e aos profissionais registrados, com tantas histórias ao longo desse período. Aprendi muito, ensinei, convivi com muitas pessoas e sempre levei o trabalho com leveza e alegria.”

Encerrando a sessão, o presidente Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira Junior reforçou a importância do capital humano e da missão institucional do Crea-GO perante a sociedade. Em sua fala final, conclamou os profissionais a atuarem como embaixadores do Sistema:

“Os resultados da ética demonstram um Conselho maduro e vigilante. Manter a credibilidade do Sistema é manter a confiança da sociedade em nosso trabalho. Peço que reforcem seu papel como multiplicadores do conhecimento sobre as atribuições, o papel social e a fiscalização do nosso Sistema.”



enceraram.jpg
enceraram.jpg
colaboradores.jpg
presidente.jpg
homenagem.jpg
enceraram.jpg
celio.jpg
colaboradores.jpg
Elias.jpg
Barnabe.jpg
aaa.jpg
presidente.jpg
colaboradores.jpg
homenagem.jpg
enceraram.jpg
celio.jpg
Elias.jpg
Ricardo Alcantara.jpg
saulo.jpg
presidente.jpg
Barnabe.jpg
aaa.jpg
homenagem.jpg
celio.jpg
colaboradores.jpg
Elias.jpg
Barnabe.jpg
Ricardo Alcantara.jpg
aaa.jpg
saulo.jpg
presidente.jpg
homenagem.jpg
celio.jpg
Ricardo Alcantara.jpg
saulo.jpg
Elias.jpg
Barnabe.jpg
aaa.jpg
Ricardo Alcantara.jpg
saulo.jpg