Sessão Plenária é marcada pela homenagem aos conselheiros que encerraram seus mandatos em 2025
Publicado: 08/12/2025 - Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Imprensa
913ª Sessão Plenária do Crea-GO
A 913ª Sessão Plenária Ordinária do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), realizada em 8 de dezembro de 2025, marcou o encerramento das atividades do exercício com resultados expressivos e homenagens. Sob a presidência do Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira Junior, a sessão destacou a eficiência operacional do Conselho e a união entre profissionais, academia e entidades de classe.
A primeira vice-presidente, Eng. Civ. Juliana Matos, apresentou o relatório do Grupo de Trabalho (GT) de Inspeção Predial, propondo a prorrogação das atividades por mais um ano, com o objetivo de interiorizar as ações. O GT concentrou esforços no fortalecimento da segurança das edificações e na criação de instrumentos permanentes de orientação técnica.
Em sua fala, Juliana destacou a relevância social do trabalho desenvolvido:
“O GT teve por objetivo o fortalecimento da engenharia na segurança predial. Estamos trabalhando intensamente para que possamos estabelecer diretrizes e fortalecer a inspeção predial, que é tão necessária e que coaduna plenamente com os objetivos do nosso Conselho e com a segurança da sociedade.”
Ela também enfatizou o lançamento da Cartilha de Inspeção Predial e a importância da manutenção preventiva:
“Essa cartilha é tão relevante que se constitui em um instrumento permanente de orientação institucional do Crea-GO. Quando trabalhamos com inspeção predial, estamos trabalhando com manutenção e preservação da vida.”
A coordenação do Crea-GO Jovem, representada por Eliana Marcolino e Victor Silaipi, apresentou um balanço das 90 atividades realizadas em 2025, que impactaram mais de 2.000 pessoas. Entre os destaques estiveram a quarta edição do ENESC Goiás, com 500 participantes, e o crescimento orgânico nas redes sociais.
Eliana Marcolino ressaltou a missão do programa:
“São evidências que mostram no que acreditamos: é o conhecimento aliado à ação que constrói líderes.”
Ao se despedir da coordenação, ela agradeceu a evolução proporcionada pelo Conselho:
“O Crea Jovem foi muito importante não apenas para a minha carreira profissional, mas também para a minha formação pessoal; ajudou-me a evoluir muito.”
Victor Silaipi destacou a estratégia de interiorização do programa:
“Novos diretores estão vindo de outras cidades para que possamos distribuir melhor as ações e ampliar ainda mais nossa rede de contatos e oportunidades.”
O coordenador da Comissão de Ética Profissional, Eng. Civ. Saulo de Almeida, apresentou o balanço das atividades, destacando a superação das metas operacionais em 13%, com a análise de 136 processos e a realização de 218 audiências em 2025. A comissão também conseguiu reduzir o prazo médio de análise processual de 60 para 30 dias.
Saulo ressaltou o compromisso com a justiça técnica:
“Uma orientação que sempre dei às pessoas que estão comigo é: vamos ser justos. Precisamos deixar de lado questões pessoais e julgar aquilo que é justo e técnico. Tentamos ser imparciais o tempo todo e conseguimos.”
Ele também mencionou a atuação em casos graves de fraude no município de Goianésia, envolvendo a falsificação de mais de 200 Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), além de elogiar o sistema tecnológico adotado pelo Regional.
A plenária também celebrou a entrega de certificados de honraria aos conselheiros que encerraram seus mandatos em 31 de dezembro de 2025. Entre os homenageados estavam:
Discursando em nome dos conselheiros que encerraram o mandato, o Eng. Civ. Ricardo de Alcântara Ferreira destacou a riqueza da interatividade entre as diversas modalidades da engenharia e das geociências no âmbito do Crea-GO, ressaltando o compartilhamento de conhecimentos entre engenheiros civis, agrônomos, ambientais e eletricistas. Ele também refletiu sobre o papel da profissão diante das rápidas transformações tecnológicas:
“Somos o resultado de séculos de desenvolvimento do conhecimento humano. Saímos da era do rádio e hoje nos deparamos com a inteligência artificial.”
Para ele, a missão final do engenheiro é:
“Devolver à sociedade tudo aquilo que aprendemos para tornar o nosso mundo melhor a cada dia.”
Representando as entidades de classe, o presidente da Associação dos Engenheiros Agronômos de Goiás - Aeago, Eng. Agr. Fernando Honório Guimarães Alves Barnabé, reforçou o papel das associações no desenvolvimento sustentável:
“A fiscalização e a regulamentação são essenciais para garantir a segurança, a ética e a qualidade dos serviços prestados. A engenharia e a agronomia são fundamentais para o progresso e para a qualidade de vida da sociedade.”
Em nome das instituições de ensino, o Magnífico Reitor do Instituto Federal Goiano, professor Elias de Pádua Monteiro, destacou a relação indissociável entre educação e mercado:
“Não há profissão forte sem uma base educacional sólida, e não há educação de excelência sem diálogo com o mundo do trabalho. Que este plenário simbolize não apenas o fechamento de um ciclo, mas a abertura de novas possibilidades para 2026.”
O conselheiro federal Eng. Eletric. Célio de Oliveira, representando o presidente do Confea, Eng. Telecom. Vinícius Marchese, ressaltou que a engenharia brasileira vive um momento de protagonismo e fortalecimento institucional. Ele destacou, ainda, a atuação de Goiás no cenário nacional:
“Goiás está muito bem representado no Confea. O presidente Lamartine é uma figura sempre presente, cobrando e demandando as melhorias que o nosso Regional necessita.”
Um momento muito marcante também da sessão foi a homenagem ao colaborador Natal Pereira, pelos 42 anos de serviços prestados ao Conselho. Ao se despedir para a aposentadoria, ele agradeceu à família, aos colegas, aos conselheiros e ao Presidente:
“Foram 42 anos de dedicação ao Crea-GO e aos profissionais registrados, com tantas histórias ao longo desse período. Aprendi muito, ensinei, convivi com muitas pessoas e sempre levei o trabalho com leveza e alegria.”
Encerrando a sessão, o presidente Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira Junior reforçou a importância do capital humano e da missão institucional do Crea-GO perante a sociedade. Em sua fala final, conclamou os profissionais a atuarem como embaixadores do Sistema:
“Os resultados da ética demonstram um Conselho maduro e vigilante. Manter a credibilidade do Sistema é manter a confiança da sociedade em nosso trabalho. Peço que reforcem seu papel como multiplicadores do conhecimento sobre as atribuições, o papel social e a fiscalização do nosso Sistema.”
Notícias
Encontro de Líderes do Confea/Crea define coordenadores para 2026 Um Encontro para aproximar o Sistema dos problemas reais da população Confea lança edital de fomento 2026 Crea-GO realiza sua primeira palestra sobre preenchimento de ART em 2026 Plenário escolhe Ana Adalgisa como vice-presidente do Confea