Crea-GO promove minicurso “Orçamento de Obras Públicas” em Goiânia

Oitenta e cinco representantes de 40 municípios com os quais o Crea possui acordo de cooperação participaram do evento.

Publicado: 08/11/2019 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

A Eng. Civ. Lívia Gabriella de Melo Sousa apresenta minicurso sobre “Orçamento de Obras Públicas”

O Crea-GO, com apoio da Associação Goiana de Municípios (AGM) e da Federação Goiana de Municípios (FGM), além da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua-GO) e do Sicoob Engecred, realizou no dia 8 de novembro, no auditório do Conselho, o minicurso “Orçamento de Obras Públicas”, ministrado pela Eng. Civ. Lívia Gabriella de Melo Sousa.

A aula contou com a presença de 85 participantes que representavam 40 municípios com os quais o Conselho goiano possui acordo de cooperação técnica. O minicurso teve como objetivo apresentar os princípios e premissas básicas de como elaborar um orçamento, desde o recebimento do projeto até sua apresentação ao cliente final. A palestrante também explanou sobre os conceitos e princípios básicos de uma orçamentação desde a parte de análise conceitual do empreendimento até o orçamento analítico detalhado na estrutura do projeto para o sistema de controle de gestão.

O 1° vice-presidente do Crea-GO, Eng. Civ. Ricardo Veiga, participou da abertura do evento e destacou a importância do tema para todas as áreas das engenharias. “A questão da orçamentação é imprescindível para a qualidade do resultado de atividades de obras em prefeituras, secretarias e instituições municipais. É importante que o profissional se atualize sobre a qualificação de resultados dos orçamentos”, comentou.

A aula foi dividida em quatro módulos. Nos primeiros, a Eng. Civ. Lívia Gabriella de Melo Sousa abordou conceitos e metodologias orçamentárias e ressaltou as etapas de preparação de orçamento analítico. “Falei sobre a importância do orçamento dentro de uma obra, quais são os tipos de orçamentos que temos hoje, sendo eles de obra pública ou privada, as normas, diretrizes e leis em que nos embasamos para fazer a orçamentação e os processos, todo o orçamento, do início da obra até o final. Também mostrei como elaborar orçamentos, tanto da planilha quanto dos demais elementos que compõe o orçamento, como o caderno de encargo”, explicou.

Após o intervalo, Lívia Gabriella de Melo Sousa deu continuidade ao minicurso, focando na interação entre orçamento e planejamento e no orçamento como ferramenta de gestão. “Ressaltei  os princípios da teoria de Pareto com a questão do planejamento, a união entre orçamento e planejamento e o orçamento como ferramenta de controle de obras, gerando indicadores de resultados positivos ou negativos dentro de um canteiro de obras”, esclareceu.

Durante o evento, o presidente do Conselho de Administração do Siccob Engecred-GO, Eng. Civ. Argemiro Mendonça, fez breve apresentação institucional sobre as vantagens de ser um filiado da cooperativa goiana. O diretor financeiro da Mútua-GO, Eng. Civ. Luiz Queiroz, por sua vez, também apresentou os benefícios oferecidos pela Caixa de Assistência aos seus associados.

ORÇAMENTO_1.JPG O Eng. Civ. Ricardo Veiga participa da abertura do evento
ORÇAMENTO_3.JPG O Eng. Civ. Argemiro Mendonça, do Siccob Engecred-GO, faz breve apresentação institucional da cooperativa
ORÇAMENTO_4.JPG O Eng. Civ. Luiz Queiroz também apresenta os benefícios oferecidos pela Caixa de Assistência aos seus associados