Escritório é parte da efetivação do acordo de cooperação na área da engenharia pública firmado entre o Crea e a instituição de ensino
Publicado: 21/11/2019 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GOO presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, participou, na noite de 20 de novembro, da inauguração do projeto Casa Ulbra, espaço onde os professores e alunos do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara (Ulbra) poderão desenvolver o trabalho previsto no convênio nº 12/2019, firmado entre o Crea e a instituição de ensino em outubro deste ano.
O acordo, pioneiro em todo o País, tem foco no compartilhamento, pelo Crea, de 10 projetos residenciais completos, contendo as plantas e seus cortes e a relação de material necessário para a construção de cada modelo, de até 69,99 m², que integram o programa de Engenharia Pública Casa Própria, a serem disponibilizados, por meio do projeto Casa Ulbra para a população de baixa renda de Itumbiara.
Durante a inauguração do escritório, o responsável pelo projeto, Eng. Civ. Johnis Pastori da Silva Júnior, coordenador do curso de Engenharia Civil da Ulbra e inspetor-auxiliar do Crea em Itumbiara, destacou esperar que a parceria seja exemplo para outras universidades. “Além de ajudar pessoas de baixa renda na realização de um sonho, que é a moradia, o projeto também ajuda a desenvolver habilidades práticas com os alunos do curso. Queremos tornar isso um costume, até que um dia seja obrigatório”, afirmou.
Já o diretor da Ulbra, Jeferson André Samuelsson, ressaltou estar feliz por poder proporcionar um projeto como a Casa Ulbra. “Especialmente porque pessoas da nossa cidade e da nossa região, que não têm condições, serão ajudadas, não pela universidade; mas serão ajudadas por vocês, e isso não tem preço”, concluiu, dirigindo-se aos estudantes do curso de Engenharia Civil da instituição, presentes na solenidade.
O presidente do Crea, por sua vez, afirmou que a ideia é que o projeto seja reproduzido em outros municípios goianos e também em todo o Brasil. “Meu sonho está sendo realizado. Estamos fornecendo, juntos, auxílio técnico de qualidade à população de baixa renda. Isso é muito importante e fico muito feliz que estamos colocando o projeto em prática em parceria com a Ulbra de Itumbiara”, frisou.
Após os discursos, o desenlace da faixa inaugural foi feito pelo diretor Jeferson Samuelsson, o presidente Francisco Almeida, pelo coordenador do curso de Engenharia Civil Johnis Pastori e pela coordenadora acadêmica da Ulbra, Eng. Civ. Nara Rúbia Borges.
Para efetivação do acordo com o Crea, a Ulbra se responsabiliza, entre outros, por cadastrar o beneficiado, proprietário de um único lote, destinado à moradia de sua família; disponibilizar engenheiro civil para fazer o acompanhamento das edificações; e fornecer ao beneficiado uma cópia do modelo a ser edificado, contendo os projetos de arquitetura, elétrico e hidrossanitário e a relação de material a ser utilizada na construção do modelo escolhido.
Para participar, o morador não poderá ter renda maior do que três salários mínimos. Os interessados podem entrar em contato com a Ulbra pelo do número (64) 3433-6560. O objetivo é atender uma média de 20 famílias por semestre.
Notícias
Crea-GO empossa novos conselheiros durante a 1º Plenária de 2025 Crea-GO e Agrodefesa alinham Acordo de Cooperação Técnica Crea-GO disponibiliza cartilha sobre o combate à dengue nos canteiros de obras Lamartine Moreira e Dolzonan Mattos dialogam sobre pautas em comum Valores das Anuidades 2025