Horta Caseira Sustentável: alimentação prática e saudável

Projeto desenvolvido pelo Crea-GO garante alimentos saudáveis utilizando estrutura simples, em pequenos espaços

Publicado: 13/01/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

O Eng. Agr. José Luiz Barbosa realiza manutenção na Horta Caseira Sustentável implantada no Crea-GO

Com a ideia de garantir alimentos frescos e saudáveis para a comunidade, o Crea-GO desenvolveu, em 2016, a Horta Caseira Sustentável. O projeto tem como objetivo estimular o cultivo de hortaliças, utilizando estrutura simples, econômica, ocupando pequenos espaços, por meio da técnica da hidroponia, na qual o solo é substituído por uma solução nutritiva que contém os elementos essenciais ao desenvolvimento das plantas. O resultado é uma planta mais forte e sadia, preservando sua qualidade nutricional.

A ideia do Crea é que a horta hidropônica seja implantada em residências, estabelecimentos assistenciais, escolas, empresas e outros ambientes em que haja um agrupamento de pessoas que façam refeição no local. Com supervisão do Conselho goiano, a horta já foi implantada em entidades beneficentes e em escolas em Goiânia e no interior do estado, onde podem ser cultivados diversos tipos de hortaliças, como alface, rúcula, chicória, agrião, tomate, pimentão, pepino, morango e outros.

Entre as vantagens da horta caseira hidropônica estão um crescimento mais rápido das plantas; maior produtividade; aumento da proteção contra ataque de pragas e doenças sem o uso de agrotóxicos; possibilidade de plantio em qualquer época, com menores riscos diante das adversidades climáticas; baixos custos operacionais; baixa demanda de mão de obra; reduzido uso de espaços e maior sanidade alimentar.

“Outra vantagem do sistema de hidroponia é a ergonomia, ou seja, a facilidade do manejo, porque você pode fazer um modelo vertical, horizontal, em cima de cavaletes ou na sua altura. Ainda se tem economia de água, de energia e tem planta saudável na hora que você precisa”, completa o assessor institucional do Crea e atual responsável pelo projeto, Eng. Agr. José Luiz Barbosa.

Para incentivar a produção com a técnica da hidroponia, o Crea-GO fornece gratuitamente aos interessados modelos básicos de hortas caseiras, com a relação dos materiais necessários e um passo a passo ilustrado para sua construção. O Conselho ainda disponibiliza um engenheiro agrônomo para prestar as orientações técnicas para a implantação do projeto em todo o estado de Goiás.

Por meio dos acordos de cooperação técnica firmados com o Crea, mais de 50 prefeituras goianas já têm acesso ao projeto Horta Caseira Sustentável, com todas as informações necessárias para sua implantação, além da orientação técnica disponível. Para ter acesso ao projeto, outras entidades interessadas devem enviar ofício para a presidência do Crea, solicitando a implantação.

A população também pode acessar dois modelos de projetos, com todos os materiais necessários, o passo a passo para a construção, além de informações sobre a operação da Horta Caseira Sustentável clicando aqui.

HORTA_CASEIRA_02.jpeg O Eng. Agr. Ariston Afonso auxilia na implantação da Horta Caseira Sustentável no Complexo II da APAE
HORTA_CASEIRA_03.jpeg José Luiz Barbosa dá orientações técnicas sobre a Horta Caseira Sustentável da APAE