Estamos online!

menu

Crea-GO e ONU unidos em prol da sustentabilidade

Com apoio do Confea e parceria dos municípios, Cidades Verdes visa ao desenvolvimento sustentável de todo o Estado de Goiás

Publicado: 03/02/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO




Com apoio do Confea e do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), o programa Cidades Verdes foi lançado pelo Crea-GO em outubro de 2019, com a ideia de incrementar o planejamento e a administração das áreas urbanas sob as óticas ambiental e social, na busca de melhores condições de vida para os habitantes dos municípios goianos.

Com o slogan “Plantando um Futuro Melhor”, o Cidades Verdes, de maneira inédita, visa apresentar para a sociedade uma inovação em governança, que aponta para um novo urbanismo, vinculando valores socioambientais e recursos naturais, envolvendo paisagem urbana, meio ambiente e sociedade, contribuindo, assim, para o desenvolvimento sustentável dos municípios goianos.

Entre os principais objetivos do programa estão implantar uma política de arborização urbana, impulsionar o desenvolvimento sustentável nos municípios e assessorar a estruturação de um órgão ambiental na prefeitura e a criação de uma agenda ambiental urbana para o município.

ONU-Habitat

Em janeiro de 2020, o programa Cidades Verdes passou a ser um dos focos do Memorando de Entendimento entre o Crea-GO e o ONU-Habitat. Assinado pelo presidente do Conselho, Eng. Francisco Almeida, e pelo Oficial Sênior Internacional do Programa da ONU, Alain Grimard, o documento marcou a cooperação entre as partes, para contribuir para a agenda do desenvolvimento urbano sustentável no Estado de Goiás.

A colaboração entre as instituições visa implementar a promoção de um eixo de cooperação no qual o ONU-Habitat e o Crea-GO devem melhorar o desempenho mútuo dentro das suas áreas de interesses e competências. As partes deverão trabalhar conjuntamente para reforçar pontos como: planejamento, desenho de projetos, manutenção de infraestrutura, entre outros, relacionados ao programa Cidades Verdes.

Parcerias municipais

Arborização urbana, proteção e recuperação de mananciais, gestão de resíduos sólidos, mobilidade urbana, educação ambiental e outros aspectos contribuem para uma cidade mais sustentável.

Por isso, o programa Cidades Verdes tem como um de seus objetivos a criação de uma Agenda Ambiental Urbana, em conjunto com as prefeituras municipais, que visa propor políticas e planos para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de instrumentos locais de planejamento e gestão urbana que incorporem a variável ambiental.

A Agenda Ambiental Urbana do programa Cidades Verdes abarca a governança compartilhada, uma gestão ambiental municipal, o planejamento da transição do município para a sustentabilidade e a gestão integrada da sustentabilidade.

Esta última, por sua vez, envolve o planejamento do futuro das cidades e o protagonismo municipal; a gestão de parcerias e recursos; ações municipais em benefício da biodiversidade; a adaptação das cidades para os efeitos das mudanças climáticas; e a educação ambiental.

Atualmente, por meio dos acordos de cooperação técnica firmados desde 2015, 53 prefeituras goianas já têm acesso ao Cidades Verdes em sua totalidade, incluindo auxílio técnico do Crea-GO para implantação eficaz do programa em seus municípios.