Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

Estamos online!

menu

Cidades Verdes: educação para o desenvolvimento sustentável

Programa do Crea-GO alia desenvolvimento urbano a valores socioambientais e recursos naturais

Publicado: 29/01/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO


A educação ambiental é um dos pilares do desenvolvimento sustentável (Foto: Reprodução)


Criado pelo Crea-GO a partir da premissa de que a arborização urbana é particularmente importante ao compatibilizar espaços urbanos e questões socioambientais, o Cidades Verdes é um programa de incremento no planejamento e administração das áreas urbanas sob as óticas ambiental e social, na busca de melhores condições de vida para os habitantes dos municípios goianos.

De maneira inédita, o Cidades Verdes visa apresentar para a sociedade uma inovação em governança, que aponta para um novo urbanismo, vinculando valores socioambientais e recursos naturais, envolvendo paisagem urbana, meio ambiente e sociedade, contribuindo, assim, para o desenvolvimento sustentável de todo o Estado de Goiás, munícipio por município.

Entre os principais objetivos do programa estão implantar uma política de arborização urbana e impulsionar o desenvolvimento sustentável municipal, além de assessorar a estruturação de um órgão ambiental na prefeitura e a criação de uma agenda ambiental urbana para a cidade.

A agenda, que prevê entre suas ações a educação ambiental, visa propor políticas e planos para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de instrumentos locais de planejamento e gestão urbana que incorporem a variável ambiental.

Educação ambiental

A educação ambiental é um dos pilares do desenvolvimento sustentável. Por isso, o programa Cidades Verdes prevê a articulação de ações de educação baseadas nos conceitos de ética e sustentabilidade, identidade cultural e diversidade, mobilização, participação e práticas interdisciplinares, sensibilizando a população em defesa da qualidade de vida.

A ideia do programa do Conselho goiano é promover, através da educação ambiental, a formação de grupos temáticos de trabalho junto à comunidade local, para desenvolver projetos nas áreas de manutenção e preservação de áreas verdes, resíduos sólidos e reciclagem, consumo consciente, alimentação, água, energia e outros.

Ainda por meio da educação, devem ser realizada a mobilização da comunidade para atividades voltadas para a sustentabilidade; e a promoção de campanhas de comunicação para conscientização e preservação ambiental.

O envolvimento de diversos segmentos da sociedade local, como comércio, associações, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, além de entidades publicas e privadas em uma campanha que vise ao desenvolvimento sustentável municipal também será consequência do trabalho de educação ambiental.

Com o slogan “Plantando um Futuro Melhor”, o programa Cidades Verdes, lançado em outubro de 2019, tem o apoio do Confea e do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).